gazeta2.jpg (8041 bytes)

A força eficaz da limpeza psíquica

José Rodrigues da Silva

Grande reconforto moral e espiritual alcança o homem em seu benefício, quando realiza a limpeza psíquica com os familiares no lar, ou mesmo sozinho, buscando integralmente compreender o alto significado das palavras a das expressões das irradiações. Só há uma maneira de enviar vibrações espirituais aos Mundos Superiores através dessas irradiações: esquecer-se o ser humano de tudo quanto ocupou sua mente durante o dia ou venha a ocupar, para manifestar a sua sincera e poderosa vontade de entrar na mais perfeita harmonia com as leis universais, fazendo destilar da alma o que possa haver de melhor para si e para o mundo.

E, então, por mais desalentado que o ser humano se encontre, por mais idéias sombrias que o atormentem ou por mais complexo que se lhe apresente um problema, ao iniciar as irradiações, sente imediatamente uma outra atmosfera a envolvê-lo, dissipando o desalento, as idéias negras e a complexidade do problema; aí, então, o modo de ver e de sentir a vida é outro completamente diferente. Irradiar não é simplesmente pronunciar as palavras de limpeza psíquica, mas, sim, cultivar no próprio interior o mais veemente desejo de concorrer com a sua parcela de contribuição para o melhoramento de todas as boas alternativas no mundo terreno.

Aquele que sabe irradiar com inteira compreensão dos princípios difundidos pelo Racionalismo Cristão, indubitavelmente, está sempre bem humorado, cheio de coragem para o trabalho e para o estudo, vive em paz com o seu próprio interior, mantendo em torno de si uma fortaleza realmente intocável. Se essas suas irradiações forem à hora de adormecer, ao levantar-se na manhã do dia seguinte, talvez ele mesmo sentir-se-á pasmo com os maravilhosos resultados psíquicos obtidos durante o sono. Ele percebe e se convence de que é mantido por suas próprias forças e, por isso, nada o acabrunha, nada o desanima, nada o tira da rota certa do dever.

Por suas ações e por suas palavras, o fiel estudioso do Racionalismo Cristão é sincero na realização da limpeza psíquica, confirmando em toda parte o conhecimento que tem de si mesmo como um espírito encarnado no mundo terreno e, por isso, energias cósmicas são derramadas sobre ele, estimulando-o cada vez mais para o bom aproveitamento do tempo.

No lar, afeta desastrosamente o corpo e o espírito uma atmosfera de maus sentimentos, responsável por muitas discórdias, por muitas doenças e muitos sofrimentos. Principalmente se houver no lar um membro mais sensível ou muito impressionável, este fica sujeito a enfermidades sérias, muitas vezes até impossíveis de o médico diagnosticar a causa com precisão, para curá-las de uma vez por todas. Muitas doenças dessa natureza têm causa diretamente ligada às más vibrações no ambiente doméstico. Aí está o motivo de o Racionalismo Cristão recomendar a limpeza psíquica no lar às horas certas e, se ela for feita com inteira sinceridade dos participantes, a má influência astral é afastada do lar, por efeito dessa prática animicamente higienizante.

Depois de realizada a limpeza psíquica de manhã, quem dela participou está moralmente obrigado a ter a mente longe de todos os sentimentos inferiores durante o dia, a fim de não perturbar o seu lar com novas influências maléficas. Isentar-se mentalmente das inferioridades da vida terrena é muito fácil, desde que o ser humano mantenha o seu tempo ocupado com coisas úteis, susceptíveis portanto de só concorrer com o melhoramento das condições físicas e anímicas de si mesmo, dos seus entes queridos e dos seus semelhantes.

Leitor amigo, irradiar sinceramente e cultivar sempre bons sentimentos na alma é evitar muitos desacertos na vida. Pense bem nessa expressiva realidade.


Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo