gazeta2.jpg (8041 bytes)

Como se treina um médium ?

Questão colocada e respondida na Lista RC 

Olá companheiros:

Agradeço todas as informações enviadas referentes à mediunidade. Mas, continuo sem saber como é que se treina uma pessoa com sensibilidade mediúnica, numa Casa racionalista cristã, de modo a vir a ser um médium. Sei como se treinam os médiuns de modo a passarem a tirar a corrente. Normalmente, faço parte da corrente na Casa racionalista cristã que freqüento e, já assisti várias vezes este treino.

Sei que muitos dos companheiros, se não todos, freqüentam Casas racionalistas cristãs. Talvez pudessem dizer-me como é nelas feito o treino de pessoas com sensibilidade mediúnica de modo a serem médiuns, no caso de realmente isto ser possível.

Obrigada. Cumprimentos.

Sônia Ramos

***

Cara Sônia,

Como você diz fazer parte de corrente em Casa racionalista cristã, então já deve ter observado que o treinamento de médiuns consta do livro Prática do Racionalismo Cristão, capítulo III, pág. 73. Porém, se eu bem entendi, você deseja saber como tornar médium uma pessoa que não apresenta tal sensibilidade. Na verdade, para a pessoa exercer atividade mediúnica numa Casa racionalista cristã, ela deve apresentar pelo menos alguma sensibilidade já aflorando, se não de incorporação, pelo menos a sensitiva, auditiva, olfativa, vidente, etc. Daí por diante, se ela já for militante e deseja trabalhar numa corrente do Racionalismo Cristão, após manifestar sua vontade ao presidente do filiado, começa então o treinamento propriamente dito, ela se recolhendo para a sala de formação das correntes e, depois de algum tempo, que pode variar de pessoa para pessoa, começa a receber somente os espíritos do astral inferior, tudo sempre dentro de muita disciplina. Este treinamento principia em sessões particulares. Todavia, mesmo assim, aqui na Filial de Marília já tivemos pessoas que manifestaram o desejo de trabalhar, começaram e depois de um tempo não agüentaram a disciplina e pararam, infelizmente e para nossa tristeza, pois sabemos que o prejuízo maior foi da própria pessoa. Por isso, como muito bem colocou o Fernando Fidalgo recentemente, mediunidade é coisa muito séria, não deve ser induzida nem mesmo forçada, devem ser tomados todos os cuidados para que sua prática seja sempre dentro de corrente formada em Casas racionalistas cristãs, nunca fora delas (mesmo se achando que são correntes do bem, como muitos alegam). Assim, essa faculdade poderá prestar um trabalho fantástico de verdadeira ajuda à humanidade. Sugiro a leitura do capítulo mencionado e seguinte. Se sua dúvida persistir, não se acanhe e pergunte mais.

Um abraço

Nelson, Marília/SP

Questão colocada na Lista RC em 2003

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo