gazeta2.jpg (8041 bytes)

O mágico e o camundongo

Contribuição de Aquiles Moisés dos Santos

Diz uma fábula que um camundongo vivia angustiado por ter medo dos gatos. Um mágico teve pena dele e o transformou num gato. O camundongo continuou angustiado, por ter muito medo dos cães, o que levou o mágico a transformá-lo numa pantera. O camundongo continuou ainda angustiado, porque temia os caçadores que eram muitos na região.

O mágico pensou e resolveu transformá-lo novamente em camundongo, acrescentando:

¾ Nada que faça por você vai ajudá-lo, porque sua coragem é apenas a de um camundongo. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Saiba, camundongo, que coragem não é ausência de medo e sim capacidade de avançar, apesar do medo; caminhar para frente e enfrentar as adversidades, vencendo os medos. É isso que devemos fazer. Nunca podemos nos deixar derrotar por causa de medos, porque jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas.

Ajuda: A doutrina do Racionalismo Cristão afirma em seu livro básico, também chamado Racionalismo Cristão: "O medo é um dos perniciosos males que mais inquietam, angustiam e martirizam a humanidade. As suas raízes profundas começam a crescer na primeira infância, quando tantas coisas erradas são incutidas no espírito das crianças".

Vale a pena meditar sobre as lições contidas na referida obra.

Contribuição de Aquiles Moisés dos Santos, Belo Horizonte, 1 de janeiro de 2003.

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo