gazeta2.jpg (8041 bytes)

Aprendendo com os erros

Adaptação de Aquiles Moisés dos Santos

Depois de muito errar, depois de cometer uma série interminável de maldades, a pessoa arrependida procura um velho sábio, a fim de saber como se livrar de uma mente atormentada pelos crimes praticados.

Depois de ouvi-lo, o sábio lhe disse que ia ajudá-lo em duas etapas. Na primeira, ele iria sair com uma sacola cheia de penas, de aves ou de galinha, colocando uma pena em cada porta das pessoas prejudicadas, mentalizando paz e amor para elas. Depois de cumprida essa tarefa, voltasse à sua presença para a segunda parte.

Tempos depois, o infrator volta à presença do sábio, pronto para executar a segunda parte. O sábio olhou-o bem nos olhos e lhe disse que ele voltasse aos lugares onde colocou as penas e as recolhesse, uma a uma e de novo as colocasse na sacola.

¾ Isso não é possível, pois já foram todas levadas pelo vento, respondeu o infrator ao sábio, que respondeu:

¾ Meu amigo, o mal praticado é assim. Ele tem pernas e asas, ele caminha, ele voa e ele cria uma atmosfera muita pesada em sua volta e vai prejudicar muita gente descuidada, mas voltará sempre ao ponto de partida, incomodando também o infrator, como a sombra acompanha o corpo. Não se pode passar uma borracha no que foi feito, mas procure daqui para frente construir um novo mundo, pensando bem, agindo bem e amando todas as pessoas. Assim procedendo, você vai-se fortalecendo e sua vida vai tendo outro colorido, embora as marcas do passado apareçam, mas a você cabe abafá-las com esse novo modo de viver.

Adaptação feita por Aquiles Moisés dos Santos, Belo Horizonte, 10/06/2003

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo