Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

293. Antes do aparecimento do ser humano na Terra, o astral inferior já existia?

Sim, o astral inferior se formou juntamente com a Terra. É uma camada fluídica que tem suas funções e reflexos em todas as manifestações da vida. Por se constituir de matéria fluídica de alta densidade, absorve e retém vibrações de baixa frequência. Espíritos que desencarnam e nesse plano ficam retidos é porque seus corpos fluídicos estão impregnados de vibrações que se harmonizam e se casam com as presentes no astral inferior. Por reter as vibrações de baixa frequência (produzidas por sentimentos negativos, por exemplo), funciona como um filtro que impede que essas vibrações se propaguem para os planos superiores. Assim, por exemplo, os pensamentos de adoração dirigidos a espíritos superiores não chegam até eles; ficam aqui confinados.

Lembremos que os pensamentos são vibrações do espírito. Talvez seja instrutivo reler o que acima ficou dito tendo em conta este lembrete.

Lembremos, também, a definição de astral inferior contida no "Glossário" constante da 13ª edição do livro Prática do Racionalismo Cristão, para melhor entendimento dos conceitos exarados nas obras racionalistas cristão: "Astral inferior são espíritos que permancem na atmosfera fluídica da Terra em estado perturbativo. Na literatua racionalista cristã, astral inferior também designa o ambiente fluídico pesado que envolve os espíritos inferiores."

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo