Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

282. Durante o sono o espírito retorna ao seu mundo astral, como vimos no teste anterior. Há situações que podem impedi-lo de fazer isso?

Sim, há várias situações que impedem o espírito de retornar ao seu mundo astral durante o sono. Por exemplo, o forte apego a coisas e interesses materiais pode reter o espírito na atmosfera fluídica da Terra, conforme lembrado em muitas das respostas enviadas. Outra situação pouco conhecida está descrita no livro "Cartas oportunas sobre espiritismo", de Luiz de Mattos, de onde colhemos o seguinte do capítulo Cangam, furtam e matam: "Os espíritos, durante o sono e a inércia do seu corpo, são facilmente atraídos a qualquer parte onde as forças ocultas inferiores, os seus terríveis obsessores, os tais "pais de serviço" e "pais astrais", os queiram levar, desde que tais criaturas sejam ignorantes, fanáticas, religiosas, fracas de vontade e não saibam ou não possam resistir à influência de tais salteadores físicos e astrais.
(...)
E assim se explica a causa de muitas pessoas, pela manhã, que, em vez de se levantarem bem dispostas, alegres e bem-humoradas, o fazem denunciando na fisionomia mau-humor e irritação, e queixando-se de estar fatigadas, com o corpo doendo, como se tivessem levado uma surra. Em verdade, levaram essa surra, não diretamente no físico, mas no perispírito, corpo astral, e desde que a surra foi fluídica, não podia deixar de repercutir no físico."

Veja detalhes consultando essa obra, que está disponível na biblioteca digital do site do Racionalismo Cristão (www.racionalismocristao.org).

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo