Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

256. O Racionalismo Cristão fala em Leis Naturais e Imutáveis do Universo. Você pode nomear algumas?

As leis naturais mais citadas no Racionalismo Cristão são:

Lei da Evolução (nela contida a Lei da Reencarnação que se aplica à Força quando atinge o grau de espírito); e

Lei da Causa e Efeito (refraseada de várias maneiras: ação e reação, por exemplo).

A Lei da Evolução parece ser a lei maior. Todas as demais, conhecidas ou por vir a ser descoberta, devem atender a esta lei.

Poderíamos acrescentar pelo menos mais três leis imutáveis:

A Lei da Vibração (tudo que existe ou vir a ser criado, deve vibrar com alguma frequência característica);

Lei da Polaridade (tudo que existe ou vir a ser criado, deve ter associado um seu oposto. Exemplos: carga elétrica positiva e negativa, polo norte e sul);

Lei da Correspondência (há uma correspondência entre todas as leis e fenômenos que ocorrem nos diversos planos astrais).

É necessário saber diferenciar uma lei de um princípio. Os princípios dão fundamento às leis. Como exemplo, citamos o princípio de igualdade entre os homens. Este princípio ensejou a lei que estabelece que todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza. Não pode haver uma lei que outorgue vantagens a alguém, pois iria contra esse princípio.

Na sociedade humana, quase sempre os princípios vêm antes das leis, sustentando-as. Ocorrerá a mesma coisa em plano astral? Eis uma pergunta de difícil resposta, se houver alguma.

No plano físico há várias leis estabelecidas pela Ciência. Algumas delas não têm sido imutáveis ao longo do tempo; têm sido reformuladas à medida que o conhecimento científico avança.

Para encerrar, deixamos duas questões para serem pensadas. Não são partes dos nossos testes, são apenas exercícios para fazer-nos pensar:

1. Os princípios racionalistas cristãos listados no final do livro "Racionalismo Cristão", 44ª edição, seriam leis, bases para alguma lei ou seriam consequências?

2. "Querer é poder" é um princípio ou uma lei? Caso seja uma lei, seria uma lei independente das duas que foram citadas no início deste texto?

Como veem, neste campo temos mais perguntas do que respostas.

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo