Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

234. Sabemos que somos Força e Matéria. Que tipo de Matéria nos acompanha quando estamos em um mundo de estágio e quando encarnados?

Em um mundo de estágio temos apenas um corpo fluídico composto de material próprio daquele mundo. Quando encarnado, a situação é mais complexa.

Envolvendo o planeta Terra há vários campos de manifestação de Forças, campos estes que se permeiam e onde elas encontram condições para atender a imperiosa necessidade de evoluir. Cada campo de manifestação é constituído de matéria etérica específica. Em seus primeiros momentos após desprender-se do Grande Foco, a Força se utiliza de matéria etérica própria para formar átomos. Quando atinge o nível de atuar no reino vegetal, a força se utiliza de matéria etérica do campo de manifestação anterior e de matéria etérica de outro campo para criar vida. Quando avança para atuar no reino animal, a força utiliza matéria etérica dos campos anteriores e de outros campos adequados para sua ação. Assim, quando encarnados, além do corpo fluídico acompanha-nos vários corpos etéricos, cada um deles constituído de matéria dos campos de manifestação anteriores. Esse conjunto de matérias etéricas é necessário para que o espírito possa expressar e expandir suas faculdades. O espírito encarnado, portanto, tem também um corpo fluídico e vários corpos etéricos.

Seguindo a linha deste arrazoado, também podemos supor que o espírito encarnado possui um corpo físico, um corpo fluídico e apenas um corpo etérico que é formado de matérias etéricas dos campos de manifestação em que atuou em etapas anteriores.

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo