Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

205. O que significa 'concentrar-se'?

As respostas desta semana foram muito bem direcionadas, objetivas e diretas. Todas elas contribuíram para ampliarmos nossa visão do tema.

Foi muito interessante, também, a forma como vocês interagiram, retomando respostas, acrescentando novos aspectos, novas facetas. Essa construção coletiva é muitíssimo útil a todos nós.

Isto não significa que as dificuldades tenham sido ignoradas. Ao contrário, muitas foram as reflexões a respeito do esforço que essa prática exige. Entretanto ficou claro que, com dedicação e vontade firme, está ao alcance de todos.

O mais importante, sem dúvida, foi a consciência de que o ato de "concentrar-se" não está restrito aos momentos das irradiações ou da manifestação do Astral Superior nas reuniões públicas de limpeza psíquica, embora seja importantísso nessas ocasiões. Todos mostraram que "concentrar-se" significa uma busca contínua de termos absoluto controle sobre os pensamentos que nos afluem durante todos os momentos de nossa vida. Ficou claro, também, a importância de desenvolvermos a capacidade de direcionar nossa atenção para o que estamos realizando, sem deixar os pensamentos "cavalgarem à solta", sem freio, como comentou uma das participantes.

O exercício desse controle é nossa maior salvaguarda contra assédios a que, ao menor descuido (que ocorre quando nos desconcentramos do que estamos fazendo), todos nós estamos sujeitos.

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo