Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

203. Qual o sentido do sofrimento? Podemos evitá-lo?

Foram enviadas ótimas respostas para esse teste. Escolhemos a de Adriana Mara, uma assistente da Filial Barro Preto, de Belo Horizonte.

_________

"O sofrimento deve ser visto como uma forma de evoluir, pois, através dele poderemos resgatar dívidas contraídas, lapidar nosso eu e aprender a errar menos, para assim, sofrer menos também. Quem sabe raciocinar e cumprir bem os seus deveres está sabendo evitar o sofrimento ou pelo menos amenizá-lo, pois, não há quem não tenha algum tipo de problema, vicissitude ou dissabor durante sua encarnação e que nunca tenha nada a pagar ou reparar, senão, aqui na Terra não estaria.

Sendo assim, devemos encarar com coragem e ânimo forte todo e qualquer sofrimento que bata à nossa porta, ele se faz presente porque nada é por acaso, procuremos errar o mínimo para evitá-lo e estaremos no caminho certo, rumo à perfeição.

Adriana Mara."

_________

Comentário:

A Adriana deixa claro que o sofrimento não é nenhum "castigo". Ele deve ser encarado como uma necessidade, uma oportunidade para nosso aprimoramento, pois nos incita a mudar, a buscar novas formas de agir e de pensar. E é essa mudança que nos traz crescimento pessoal, propiciando condições para nossa evolução espiritual.

Na verdade, ninguém se acomoda quando sofre, não é verdade? E um dos grandes perigos que corremos é o de ficarmos muito satisfeitos em nossa zona de conforto, deixando de lado projetos importantes para nosso espírito.

Claro que, quanto mais atentos estivermos, menores serão os sofrimentos, pois podemos alcançar nossa evolução espiritual através do estudo, da reflexão, da busca incessante de agirmos de forma a nos aperfeiçoar, a corrigir nossos defeitos.

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo