Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

45. Um dos ensinamentos centrais da doutrina racionalista cristã diz respeito à disciplina. Comentar.

Estamos neste mundo-escola para trabalhar pela nossa evolução espiritual. Quanto mais eficiente esse trabalho, mais rapidamente promovemos nosso progresso. Quando a doutrina nos recomenda disciplina, tem por objetivo indicar-nos que devemos otimizar nosso tempo. Assim, disciplina passa a ser sinônimo de organização, método.

Nosso tempo é muito precioso. Por esta razão, recomenda o Racionalismo Cristão que tenhamos horário para todas as nossas atividades. Se assim fizermos, veremos que conseguiremos tempo para tudo, trabalho, estudo, lazer e descanso. Contudo, não basta atribuir um horário para nossos afazeres. É necessário cumprir esse horário. Daí ser importante estabelecer um programa diário realista, isto é, que tenhamos condições para cumpri-lo.

Por oportuno, vale relembrar o que diz a Doutrina sobre esse assunto:

Valor da disciplina

[...] a disciplina é indispensável na vida das pessoas. Sem disciplina não há ordem: disciplina no espírito, dominando as emoções e os ímpetos, disciplina no trabalho e na recreação. Disciplinando os seus atos e vivendo ordenadamente, todos têm tempo para trabalhar, descansar e instruir-se.

Maio 2008

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo