Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

37. Por que a palavra "racionalismo" faz parte do nome da Doutrina? Essa palavra não atrela o Racionalismo Cristão à filosofia racionalista?

A palavra "racionalismo" estabelece uma das bases da Doutrina, que é o uso da razão, da nossa capacidade de observar, analisar o que ocorre à nossa volta, e, colocando o raciocínio em ação, chegarmos a conclusões lógicas, que resistem ao crivo da razão.

Em certo sentido, portanto, tem muito em comum com posturas filosóficas racionalistas que privilegiam a razão como o melhor instrumento para se chegar a algum conhecimento válido.

A linha filosófica ligada ao racionalismo, por outro lado, tende a ser materialista, pois rejeita tudo o que a razão não confirma. Só é considerado racional aquilo que é comprovado cientificamente, o que pode ser confundido com a tendência de considerar científico apenas o que é mensurável, observável em laboratório etc. Essa tendência inclinou a filosofia para o campo materialista, da mesma forma que contaminou o espírito científico que, ainda hoje, rejeita tudo que não seja materialmente comprovado.

Março 2008

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo