Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

19. O Racionalismo Cristão sempre nos fala em "raciocinar com acerto". O que isso quer dizer?

Consultando o dicionário (Houaiss), raciocinar significa "fazer uso da razão para estabelecer relações entre (coisas e fatos), para entender, calcular, deduzir, julgar (algo); refletir [...]"; completando, "com acerto" significa "com sabedoria".

Portanto, raciocinar com acerto implica usar nossa capacidade de pensar com base em nossos conhecimentos, em nosso saber. Dentro do Racionalismo Cristão, devemos entender pensar com base nos conhecimentos espiritualistas.

Esses conhecimentos nos indicam que o pensamento, sendo uma vibração do espírito, pela Lei de Atração, entra em sintonia com vibrações similares, atraindo influências dessas vibrações. Ninguém pode supor que seja sábio atrair influências negativas, portanto podemos deduzir que "raciocinar com acerto" é pensar, analisar, julgar, refletir sempre com o objetivo de alcançar o Bem. A base de nossos sucessos reside em saber "raciocinar com acerto", isto é, vibrar sempre nosso espírito com objetivos elevados, nobres.

Se tivermos dúvidas se nosso pensar estar sendo realizado "com acerto", basta ouvirmos nosso íntimo, nossa consciência, pois, no fundo, basicamente todos sabemos o que é acerto e o que é erro. (Elenir Aguilera de Barros)

Novembro 2007

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo