Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

16. O que é corpo fluídico? Os minerais, vegetais e animais têm corpo fluídico?

Corpo fluídico e corpo astral são sinônimos.

O ser encarnado é composto de três partes: o corpo físico, o corpo astral e o corpo mental. O corpo físico é constituído de matéria toda ela provinda do planeta Terra. O corpo astral é constituído de matéria própria do mundo a que pertence o espírito. O corpo mental é o próprio espírito, é luz, nada tem de material nele.

O espírito se utiliza do corpo astral para atuar sobre o corpo físico. É uma ferramenta do espírito. Embora minerais, vegetais e animais não tenham espírito (isto é, a força que atua nesses reinos da natureza ainda não evoluiu até o atingir o grau de espírito), a força que neles atua ainda necessita de matéria fluídica, de diafanidade apropriada, para intermediar sua ação sobre a parte física do corpo. Não nos parece legítimo chamar de corpo astral essa matéria fluídica intermediária. Um corpo astral nos leva a considerar a possibilidade de desdobramento astral. Como imaginar uma força que opera sobre um mineral, vegetal ou animal deixando o corpo físico e dirigindo-se a outro lugar?

Sugestões para aprofundar-se nesse assunto: Capítulos "A aura" e "A encarnação do espírito", do livro Racionalismo Cristão.

No capítulo "A aura", sugerimos dedicar atenção à frase "Ainda que pareça uma única, são três, na realidade, as auras humanas: a do espírito, a do corpo fluídico e a do corpo físico, cada uma das quais correspondendo à natureza do corpo de que emana."

Embora a Doutrina não se pronuncie explicitamente sobre o assunto, podemos imaginar que os animais superiores – aqueles nos quais o raciocínio começa a desabrochar – têm um corpo astral rudimentar. Se for certo, cabe a pergunta: a qual mundo pertenceria a matéria desse suposto corpo astral? Qualquer resposta será mera especulação.

Outubro 2007

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo