Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

15. As irradiações podem ser feitas em qualquer momento? Justifique sua resposta.

Os testes 14 e 15 nos levaram a ponderar sobre o significado das irradiações, onde e quando fazê-las. As respostas enviadas foram excelentes, revelando, para alegria de todos, gemas legítimas de estudiosos entre os participantes deste notável grupo, que já passa de 1000 pessoas!

Para reflexão de todos, seguem ponderações da Casa-Chefe sobre tão importante assunto:

“A resposta e essas perguntas parece simples, mas não é. Além do solicitado, há umas "pegadinhas", pois se a pessoa faz as irradiações recomendadas ela não freqüenta terreiros, por exemplo. Por outro lado, dizer-se que as Forças Superiores não podem adentrar determinados ambientes é subestimá-las e também nós humanos, por mais estudo que tenhamos, não conseguimos ter a visão completa do assunto.

A recomendação da Doutrina é para praticarmos a limpeza psíquica nos horários pré-determinados, ou seja, 7 da manhã e 8 da noite. Isso deve ser feito dentro de uma Casa RC, sendo dia de reunião pública ou em nossos lares, reunindo a família se esta concorda com a disciplina recomendada pelo RC ou sozinhos.

Recomenda-se, em casos excepcionais, fazer-se um preparo espiritual, através das irradiações, ANTES de adentrarmos em determinados ambientes – alguns deles já citados em resposta ao teste 14 – e, também, APÓS deixarmos esses mesmos ambientes. Nesse caso, embora não esteja escrito em lugar nenhum, um preparo mental (importante antes de empreender-se uma viagem, por exemplo) consiste em fazer-se em voz alta ou mentalmente, uma irradiação A, 3 B e mais uma B ao nosso Presidente Astral Antonio Cottas. Mas, por exemplo, é comum fazermos esse procedimento durante os chamados "velórios", mas sendo o desencarnado uma pessoa racionalista cristã e a família também, costumam-se fazer as irradiações.

Portanto, para resumir, não devemos fazer a Limpeza Psíquica em qualquer lugar [ou a qualquer hora], mas que, em determinadas situações e locais, podemos sim, irradiar nossos pensamentos.”

Outubro 2007

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo