Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

8. O que se entende por "Centro Redentor"?

Assim como, no ser humano, o espírito tem seu corpo físico, a Doutrina também tem o seu, que é o Centro Redentor, sua sede material, localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, o edifício que abriga a Casa-Chefe do Racionalismo Cristão. O Centro Redentor, organização sem fins lucrativos, é a pessoa jurídica voltada tão-somente para as relações de natureza pública e privada no Brasil, e tem, como único objetivo, manter e assegurar a forma de explanar, praticar e divulgar, na Casa-Chefe, nas filiais e nos correspondentes, o Racionalismo Cristão.

Assim, recomenda-se não mais haver menção a "Centro Redentor" ou "Redentor" quando o assunto é a Doutrina. Deve-se dizer "O Racionalismo Cristão localiza-se na Rua...", em vez de "O Centro Redentor localiza-se na Rua..."; e "Procurem o Racionalismo Cristão" em vez de "Procurem o Centro Redentor", etc. Notem que as novas placas afixadas nas casas racionalistas cristãs (Filiais e Correspondentes) não mais mencionam "Centro Redentor".

O que se pretende é eliminar qualquer nomenclatura que possa associar o Racionalismo Cristão com centros espíritas e suas práticas.

É oportuno lembrar que a explicação de Fernando Faria no livro Racionalismo Cristão responde foi redigida quando a Casa-Chefe ainda não havia tomado a decisão de se eliminar referências ao "Centro Redentor" para identificar a Doutrina racionalista cristã.

Agosto 2007

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo