Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

4. Os espíritos inferiores, pelas intuições que provocam, são os únicos responsáveis pelas obsessões, síndromes diversas e outras enfermidades psíquicas. Certo ou errado? Justifique a resposta.

Pensar é atrair, nos ensina o Racionalismo Cristão.

Como é feita a atração? Por sintonia com correntes que cortam todos os quadrantes do Espaço.

Atrai-se o quê? Depende da natureza do pensamento. Pensamentos positivos, por afinidade, entram em sintonia com correntes positivas criando condições para uma assistência astral superior e, assim, trazendo-nos energias que fortificam o corpo e o espírito, além de boas intuições.

Pensamentos negativos entram em sintonia com correntes inferiores criando condições para a aproximação de espíritos inferiores, ignorantes ou de má índole, que espargem seus fluidos deletérios sobre nosso corpo astral debilitando-o, e suas intuições estimulam e fortalecem nossos pensamentos negativos. São os espíritos do astral inferior que causam os problemas mentais. Mas, não são a causa primeira. Esta está em nós mesmos, pois somos nós que produzimos os pensamentos que os atraem, e somos nós que damos guarida às suas más intuições possibilitando que nos influenciem e dominem.

A resposta à questão proposta é, portanto, "certo" e "errado", ao mesmo tempo. Certo, porque as enfermidades psíquicas são causadas pela ação de espíritos do astral inferior. Errado, porque não são eles os únicos responsáveis. A contribuição do ser encarnado, por seus pensamentos e ações, é fundamental para que essas enfermidades se manifestem.

Agosto 2007

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo