Teste de conhecimentos da doutrina racionalista cristã

3. Cristo foi enviado à Terra para nos esclarecer sobre a vida espiritual, a vida fora da matéria. Certo ou errado? Justifique a resposta.

Ensina-nos o Racionalismo Cristão que após passar pelos três reinos da natureza – mineral, vegetal e animal – a Força passa a ser denominada espírito, adquire a faculdade do livre-arbítrio e, conseqüentemente, assume responsabilidades. O livre-arbítrio é, assim, uma conquista da Força, é dela e dela faz uso. Nem as Forças Superiores interferem no livre-arbítrio de cada um. A Doutrina menciona duas exceções, a saber, quando o espírito ainda se encontra nas primeiras classes evolutivas, são Forças Superiores que determinam onde e em que condições vão encarnar. Isto porque o espírito ainda não tem discernimento suficiente para poder avaliar o que fazer, situação semelhante à da criança que freqüenta a escola escolhida pelos pais. A outra situação pode ocorrer, por exemplo, durante a limpeza psíquica realizada nas casas racionalistas cristãs e um espírito desencarnado teima em ficar por aqui, no astral inferior. Diante dessa postura, ele é coagido a deixar a atmosfera da Terra por ação da corrente astral formada nessas Casas.

Vemos, assim, que a resposta à questão proposta é: certo e errado. Errado, porque Jesus não poderia ter sido enviado por ordem superior. Isto seria violar o livre-arbítrio desse luminoso espírito. Certo, porque ele aqui veio, por livre e espontânea vontade (com grande sacrifício, aliás) para trazer à humanidade valiosíssimos ensinamentos para ajudá-la a despertar para a realidade da vida espiritual.

Cabe acrescentar que muitos enviaram suas respostas à Lista RC. Foram distribuídas em julho. Alguns emitiram suas opiniões pessoais e outros com uma base mais firme nos ensinamentos racionalistas cristãos. Em nossa avaliação, em geral, foram todas elas muito boas.

Julho 2007

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo