gazeta2.jpg (8041 bytes)

Teia forte do espiritualismo racional e científico cristão

Luiz Hamilton Menossi

Apresentada ao mundo pela primeira vez de maneira simples, na Palestina há mais de 2.000 anos por Jesus, e resgatada e atualizada para o nosso tempo e inicialmente promovida pelos Mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz em 1910, a Doutrina – Racionalismo Cristão – surge do encontro de idéias filosóficas e idéias científicas, e tem como objetivo oferecer um "método-guia detalhado" para a implantação da espiritualidade responsável na Terra, com base nos universais princípios Força e Matéria, auxiliando as criaturas humanas a incorporar a responsabilidade individual perante a Vida Inteligente Universal e suas leis, em estratégias e condutas pessoais e sociais dentro do ambiente da vida material no planeta.

Uma continuidade atual, por exemplo, é a Lista do Racionalismo Cristão (Lista RC), cujo objetivo principal é o de formar uma comunidade indutora e promotora de relacionamento entre os simpatizantes e estudiosos da Doutrina, participantes de elevada discussão e troca de idéias, possibilitando um desdobramento inteligente dos princípios doutrinários.

A Lista RC, dentre seus objetivos específicos, tem os de divulgar e compartilhar os melhores pontos de vista de adeptos da Doutrina; mobilizar e motivar a elaboração de ações conjuntas que promovam melhora no entendimento dessa filosofia de vida, e consequentemente – ainda que gradativamente – melhora na sociedade planetária e no meio ambiente, de acordo com os conceitos de consciência cristã e de desenvolvimento espiritual; e fomentar a troca de conhecimentos entre os participantes, compromissados com o desenvolvimento espiritual individual e grupal.

A Lista do Racionalismo Cristão pode ser exemplificada na estrutura da teia produzida pelas aranhas ou seja, no conjunto de fios produzidos pela aranha para sua sobrevivência. A teia é composta por minúsculos fios e uma das características extraordinárias desses fios é sua resistência. Seus fios são fortes, como também elásticos!

Lista do Racionalismo Cristão: http://racionalismocristao.org/gazeta/diversos/normas.html

Dezembro 2008

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo