gazeta2.jpg (8041 bytes)

Histórico do Racionalismo Cristão na Internet

Fernando Fidalgo


1993-1994

Depois de termos entrado em contato com a Casa-Chefe por volta de 1993 e de várias cartas e telefonemas trocados com o Dr. Humberto Rodrigues, este, em 1994, enviou-nos para a Austrália uma grande coleção de livros em inglês. As obras eram "Christian Rationalism" (livro básico) e "Incorporeal Life" (A Vida Fora da Matéria). Essas obras foram então distribuídas gratuitamente por bibliotecas de Perth (Austrália). Foram estes livros e a sua distribuição, que indiretamente nos inspiraram e contribuíram para a presença da Doutrina na Internet.


1995

Em 1995 entramos para a internet e logo descobrimos um site com o domínio "spiritweb.org", que já não existe, criado pelo Sr. René Muller. Esse site continha páginas departamentalizadas por diferentes filosofias espiritualistas, a maioria delas baseadas no princípio da reencarnação. Como o Racionalismo Cristão não estava representado, trocamos vários emails com o Sr. Muller, de naturalidade suíça, tendo-nos ele pedido que lhe enviássemos o material necessário para abrir uma seção dedicada ao Racionalismo Cristão.

Ao mesmo tempo, pedimos autorização à Casa-Chefe para colocar a nossa presença na internet e, depois do Dr. Humberto Rodrigues aprovar, como nos restava ainda um bom número de livros da Doutrina que a Casa-Chefe nos enviara no ano anterior, enviamos para o Sr. Muller os livros "Christian Rationalism" e "Incorporeal Life".

Sendo assim, em meados de 1995, o Racionalismo Cristão apareceu pela primeira vez na internet, em páginas do site "spiritweb.org". Essas páginas eram constituídas pelo livro básico, que podia ser lido "online", e por algumas imagens retiradas do livro A vida fora da matéria. As imagens selecionadas eram todas do Astral Superior e também as fotos de Luiz de Mattos e Antonio Cottas. O Dr. Humberto Rodrigues, mais tarde, telefonou-nos dizendo-nos que estivera em casa de uma pessoa com acesso à internet, e que se sentira emocionado por ver a Doutrina e as imagens, em especial a foto de Antonio Cottas, disponíveis nessa imensa rede mundial.


1996

Em 1996 o primeiro site dedicado esclusivamente à Doutrina foi criado no provedor "Omen" em Perth Austrália. O site foi para o ar apenas em inglês, pois na altura não possuíamos um teclado que nos permitisse escrever palavras com acentos e cedilhas. Ainda bem que assim foi, pois em breve iria aparecer o nosso Valdir Aguilera que tão bem tratou do assunto. Ainda em 1996, fomos contatados pelo Sr. Edward Byrd, que era diretor da Filial Jersey City nos Estados Unidos. Firmamos de imediato uma grande amizade e, inspirados no ideal comum da Doutrina, no final 1996 criamos um segundo site na Geocities, que ainda hoje existe e que é atualmente o site mais antigo do Racionalismo Cristão.

Entretanto o site na Omen desapareceu porque o provedor deixou de existir, mas o site na Geocities continua até hoje.


1997

Em 1997 visitamos Portugal e lá tivemos conhecimento das intrigas, malevolência e má fé contra o nosso Presidente Dr. Humberto Machado Rodrigues. Nessa altura escrevemos uma carta oferecendo o nosso apoio incondicional ao nosso Presidente e quando regressamos à Austrália recebemos uma resposta do Dr. Humberto Rodrigues, propondo que fizéssemos a supervisão da Doutrina na internet a fim de procurarmos evitar que pessoas de má fé se aproveitassem deste meio de comunicação, para causar mais problemas ao Racionalismo Cristão.

Nesse meio tempo, viemos a saber que o nosso companheiro Valdir Aguilera entrara em contato com a Casa-Chefe a fim de criar um site dedicado ao Racionalismo Cristão. Sendo assim, em 27 de junho de 1997 recebemos uma carta de Valdir Aguilera, na altura residente em Londrina, Paraná, a fim de podermos colaborar na realização desse sonho. A partir desse dia, firmamos uma forte amizade e senso de colaboração que dura até hoje.

Portanto, o site do Racionalismo Cristão em português foi criado em 1997 pelo nosso Valdir Aguilera, sendo inicialmente uma tradução do site em inglês, mas depois seguiu outras direções, sempre dentro dos princípios da Doutrina, alterando, acrescentando e inovando. Uma das grandes inovações foi a criação do recurso “Fale conosco”, que rapidamente se tornou uma das seções mais populares do site.


1998 e 1999

Depois disso novos sites foram criados, sempre com o intuito de ajudar A Doutrina a expandir-se pelo mundo. Por exemplo, em 1998, foi criado o site "Imagens do Racionalismo Cristão" e em 1999 foi criado o site "A Gazeta do Racionalismo Cristão", com o objetivo de se divulgarem textos e artigos de pessoas que entravam em contato freqüente com o site "Racionalismo Cristão", através do recurso "Fale conosco".


2000

Por volta do ano 2000, o nosso companheiro Astrogildo Rodriguez da Filial Rivera no Uruguai, contatou a Doutrina na internet pelo recurso "Fale conosco" e, depois de várias trocas de email e de idéias, foi lançado um site da Doutrina em espanhol.


2001

Em 2001 nasceu o site "Rationalisme Chrétien" na língua francesa, com a ajuda de militantes da Casa de Paris, e foi também implementada a Lista do Racionalismo Cristão, que hoje é conhecida como raciona-lista. Começamos com uma dúzia de pessoas numa organização chamada Quick topic, mas depois mudamos para a Yahoo onde hoje ainda nos encontramos (2007), com cerca de 870 participantes de 16 ou 17 países do mundo.


2002

Por volta do ano 2002, o espaço que tínhamos em todos os nosso sites para livros da Doutrina em formato digital começava a escassear e perante esse problema Valdir Aguilera sugeriu a idéia de criarmos um site apenas para "eBooks" (livros digitais) do Racionalismo Cristão. Foi assim que nasceu o site "Biblioteca do Racionalismo Cristão" localizado na Topcities. Essa biblioteca continha quase todas as obras da Doutrina nos formatos DOC do Word, PDF e EXE. As obras podiam ser baixadas grátis.

De salientar que o nosso companheiro Hugo do Nascimento contribuiu com a produção de vários livros em PDF e ele próprio criou um site na Universidade de Sydney (Austrália) onde fazia seu doutorado, com livros da Doutrina em PDF.

Também em 2002, e inspirado na raciona-lista, o nosso companheiro Mori Mitre lançou o CD "Ouvindo o Racionalismo Cristão", tendo todos os seus trabalhos de áudio sido publicados numa página do site principal em português, sob o mesmo título. Anos depois, este nosso companheiro iria também produzir trabalhos de áudio e de vídeo de grande significado para o Racionalismo Cristão na internet, através dos nossos sites e da rádio da Doutrina.


2003

Um ano depois (2003), o companheiro Marcelo mostrou interesse em colaborar com a Doutrina e assim criou um site em várias línguas, com livros racionalistas cristãos nos formatos HTML, CHM e HLP.

Salvo engano, penso que foi neste ano que a nossa companheira Elenir Aguilera de Barros começou a responder à maioria das questões enviadas para o recurso "Fale conosco". O seu trabalho tem sido de extraordinário valor. Milhares de pessoas em todo o mundo têm recebido os seus ensinamentos e conselhos, que são sempre de grande elevação.


2004

Penso que foi em 2004 que o Sr. Gilberto Silva assumiu o cargo de Vice-Presidente do Racionalismo Cristão e, a partir daí, como Presidente em exercício, o Racionalismo Cristão na Internet iria tomar um novo rumo e a uma velocidade estonteante!

Até 2004, alguns sites da Doutrina, com exceção do sites "Racionalismo Cristão" e "Biblioteca do Racionalismo Cristão", utilizavam a Tripod e a Geocities, mas, embora o acesso fosse grátis, isso implicava em anúncios comerciais no site, impostos por estas organizações, os quais nem sempre condiziam com o princípios da Doutrina. Sendo assim, Gilberto Silva decidiu concentrar todos esses sites num só local, livre de publicidade e com uma apresentação diferente.


2005

Assim em 2005 o site principal do Racionalismo Cristão foi instalado na Lunarpages, que é um hospedeiro norte-americano muito profissional. Sob a direção dinâmica de Gilberto Silva, foram aí concentrados todos os nossos sites, ou seja, o site principal em português, a Gazeta do Racionalismo Cristão, a Biblioteca de livros racionalistas cristãos, um novo site em inglês com domínio próprio, o site em espanhol, o site em francês e mais tarde em 2006 o site em Holandês com a colaboração de Vitorino Chantre, Presidente da Filial Roterdam e interventor da Doutrina na Europa com exceção de Portugal.


2006

Como dissemos, em 2006 foi fundado o site da Doutrina em holandês, mas a iniciativa de Gilberto Silva não ficou por aí e, em 2006, o jornal A Razão na internet foi implementado. Essa iniciativa permitiu que todos, em qualquer parte do Globo, tivessem acesso a uma cópia fiel do jornal A Razão em formato PDF.

Ainda em 16 fevereiro de 2006, foi para o ar a primeira emissão de rádio pela internet do Racionalismo Cristão. Foi um momento histórico e vibrante que se repercutiu por todos os cantos do planeta. Finalmente, os racionalistas cristãos podiam ouvir a voz da Doutrina nos seus lares e em Casas racionalistas cristãs por esse mundo afora. No entanto, a nossa rádio estava ainda dependente de terceiros e, dessa forma, Gilberto Silva com toda a sua energia contagiante, fundou em 20 maio 2006 a nossa própria rádio, a Rádio A Razão instalada no estúdio Felino Alves de Jesus na Casa-Chefe.

Através destas extraordinárias iniciativas do nosso vice-presidente, a dinâmica da Doutrina aumentou de forma singular. Através da Rádio A Razão foi possível transmitir acontecimentos importantes como a viagem histórica de Gilberto Silva à Europa e Cabo Verde, entrevista de Gilberto Silva na Holanda, o 7º Salão do Livro em Belo Horizonte, extratos de sessões públicas em diferido ou ao vivo, palestras importantes, o 50º aniversário da nova sede da Casa-Chefe, o 33º aniversário da Filial São Paulo, entrevistas radiofônicas com figuras proeminentes da Doutrina, etc.

Foi a partir desse ano que diversas casas racionalistas cristãs passaram a ter seu próprio site na internet.


2007

Em 2007 a expansão da Doutrina na internet continua. A importância do Racionalismo Cristão na internet é muito grande e inspirou muitos militantes e simpatizantes do Racionalismo Cristão. Por exemplo, graças à Lista do Racionalismo Cristão na internet, o nosso companheiro Luiz Hamilton já escreveu quatro livros, todos eles constituídos de mensagens doutrinárias que ele tem enviado pela internet, ao longo de alguns anos. Da mesma forma, a médica e pesquisadora racionalista cristã Glaci Ribeiro da Silva escreveu dois livros baseados em artigos publicados no site "A Gazeta do Racionalismo Cristão". 
 

Sites:

Alguns dos sites e páginas acima mencionadas são os seguintes:

Racionalismo Cristão em inglês: o site mais antigo da Doutrina
Racionalismo Cristão: site principal em português
Gazeta do Racionalismo Cristão
Site em espanhol
Site em francês
Lista do Racionalismo Cristão
Biblioteca de livros no formato HTML, CHM e HLP
Novo site em inglês
Site em holandês
Jornal A Razão
Rádio A Razão
Gravações de programas da Rádio A Razão
Ouvindo o Racionalismo Cristão - Mori Mitre
Biblioteca do Racionalismo Cristão



 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo