gazeta2.jpg (8041 bytes)

Partículas da Inteligência Universal (humanidade)

Luiz Hamilton Menossi

Compreendendo-se o planeta por Escola do espírito, estruturada em milhares de "salas de aula" a se caracterizarem por atividade escolar incessante, é natural imaginemos cada grupamento e cada família por oportunidade de aprendizado, interdependentes entre si, não obstante o caráter autônomo do livre-arbítrio atribuível a cada criatura humana.

Semelhantes partículas inteligentes livres, porém coordenadas ao comando mental central, sediado no Grande Foco – Inteligência Total, que lhes mantém a coesão e o equilíbrio, por intermédio das vibrações do pensamento. Isso é a humanidade.

Temos, assim, na Terra, na humanidade, variadas partículas inteligentes refletindo a ação constante das vibrações da Inteligência Universal, a lhes expressarem os princípios universais de ação e reação desse ou daquele teor, pelos quais os processos humanos da Força Universal são consumados, conforme a direção que lhes imprima a vontade universal coordenada à individual.

Naturalmente não podemos esquecer que o alimento inteligente universal garante a subsistência do corpo mental individual (espírito), através da permuta contínua de pensamento e, com a incessante transformação de energia em efeitos materiais, e isso acontece porque a força mental conjuga substância e energia na produção dos fenômenos físicos.

Cabe-nos, portanto, contar com os fatores mentais para a sustentação de todos os agentes da vida (humanidade)física, mas, também a psíquica) que se fará dessa ou daquela forma, segundo a qualidade desses mesmos ingredientes.

Pertencemos ao universo (mental e físico) e o universo nos pertence! Força e Matéria!

Outubro 2008

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo