gazeta2.jpg (8041 bytes)

Maria, Marília - você, mulher

Esther H. Cosmos

Comemoramos mais um aniversário da fundação, do nascimento da Filial do Racionalismo Cristão em Marília (SP). Durante este tempo vem falando às pessoas que a procuram a verdade que Jesus, há 2000 anos, nos explanou. São conceitos perenes, leis naturais e imutáveis a que tudo e todos estão sujeitos. Feliz do ser que chega aos conceitos, aos conhecimentos explanados pelo Racionalismo Cristão. Só através da verdade, só através destes conhecimentos reais, sinceros, científicos, racionais o ser humano pode estar preparado para esta vida. Vida que é o caminho "trajetória" para a evolução da vida perene do espírito neste imenso universo. É através da vida real que todo espírito deve viver para sua evolução. É através do cumprimento do dever como espírito que ele se vai elevando. Tendo este sentimento claro, desde cedo, consciente, ele pode aproveitar melhor a encarnação.

Isto é muito importante. A região que abriga esta Casa Racionalista sempre foi progressista. Não só paulistas; brasileiros, portugueses, japoneses, todos colaboraram para o desenvolvimento da região. Esta cidade que é Marília está muito bonita com seu ar de mulher.

Marília, Maria, mulher, que é apoio, esteio, para o fazer, para o realizar. O fazer é o modelo em todos os segmentos sociais. A mulher médica, ocupada da saúde. A mulher enfermeira. A mulher no magistério. Encaminhando, passando conhecimentos, conceitos. A mulher no Direito, preocupada com a justiça, muitas vezes tão deturpada nesta sociedade conturbada. A mulher no comércio, com sua inteligência, sua delicadeza, sua organização. A mulher na indústria, com sua objetividade, planejamento, capacidade. Na aviação com sua vontade imensa de elevar o nome de seu país às alturas. É nas armas de seu país, é escrever a vontade de lutar, defender a pátria onde escolheu encarnar. É na ciência, entre microscópios, vencendo vírus, micróbios, bactérias, preservando a vida. É nas artes, aprimorando o espírito, refinando, diafanizando, encantando com a música; na dança com a plena expressão espiritual associada à matéria, à mente. Na escultura. Na pintura, dando cores ao mundo, que muitos teimam em fazer escuro, em cinzas.

É no campo, querendo o alimento produzir, semear e cobrir de flores. É no design, na alta costura, no dia-a-dia em costuras para o cotidiano. É na beleza, na cosmética, na farmácia. Mulher em casa, fazendo o lar construir um mundo melhor lá fora. Mulher que se respeita, mulher-mãe, mulher-filha, mulher-avó, mulher-tia, mulher-esposa, mulher-amiga, que a sociedade tem que respeitar cada vez mais. É inútil não observar o valor desta mulher que, entre problemas crescentes, tenta auxiliar fora do lar. Busca sua realização profissional, não só pelo espírito de independência ou evolução, mas deseja o melhor para a família. É fazer não só pelo dever, mas por amor. É querer o progresso e desenvolvimento do país e querer a sua bandeira no mastro da verdade, da honestidade altiva e valorosa. É ver todos brilharem, conservando seu equilíbrio, sabendo que seu valor está acima de vaidades. Mulher espiritualizada que pode estar na creche e em todos os segmentos úteis à vida humana. Esta mulher, a vemos na Doutrina, lutadora com vontade, valor, dedicação, procurando sempre a expansão dos conhecimentos da Doutrina Racionalista Cristã, elevada e sabiamente codificada por Luiz de Mattos, que em Luiz Thomaz encontrou afinação e apoio. Que Antonio Cottas tão bravamente soube solidificar, tendo ao lado a Sra. Maria Cottas que, além de todo o valor espiritual em relação à Doutrina, lutou por dignificar a mulher sempre.

A comemoração do aniversário da Filial de Marília, com a presença de mais um casal que eleva e dignifica a Doutrina, como o Dr. Humberto e Dona Marluce, foi de imensa alegria.

Foi uma solenidade de encontro espiritual que nos lembrou a presença da mulher Marília, Maria ... simplesmente você, mulher.

(Artigo publicado no A Razão, de Dezembro de 2000, p. 2. A autora é militante na Casa Chefe.)

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo