gazeta2.jpg (8041 bytes)

Família, fonte de evolução!

Marisa Alvim

Há casais que acham que na vida não precisam de aprender mais nada. Não participam de nada que envolva o relacionamento deste com outras pessoas ou com outros casais. Não se dispõem a trocar as experiências e idéias que porventura venham a expor os problemas do casal. Para eles o que importa apenas é dar boa escola para os filhos, ter uma casa excelente para morar, um trabalho que lhe dê o suficiente para sua mantença, quando, na realidade, não é bem assim.

Temos observado que o casal que não se relaciona com outros casais em grupos vai se estagnando, deixando de crescer. Quer um exemplo: se você planta uma árvore e nunca rega ou aduba esta planta, o que esperar dela? Ela poderá morrer, como da mesma forma poderão morrer muitos casamentos, que passam a "sobreviver" apenas do passado e das recordações. São casais que estão juntos como se não estivessem. Um não desperta mais atrativo no outro. Não saem mais juntos. Não se dão mais as mãos. Em casa, cada um vive no seu próprio canto. Não passeiam mais juntos. Não namoram. Ninguém se preocupa mais em acompanhar o outro na saída de casa para o trabalho, muito menos em abrir o portão ou à porta quando ele ou ela retorna, mesmo quando este era um hábito constante na fase do namoro, do noivado, e muitas vezes até no início do casamento. Como ele ou ela mudou! E mudou para pior.

Outro item essencial à construção do casamento é o respeito que deve ser mantido entre os cônjuges. Na aceitação de cada um como ele é e não como gostaria que ele fosse. O respeito pelo espaço do outro, onde não exista o "dono da verdade", o "sabe-tudo". Onde um não tenta humilhar a pessoa do outro. O estar junto significa aprender um com o outro, ajudar o outro a "crescer". E com isso quem ganha é o casal. E ganhando o casal, ganham os filhos, e passa a reinar, então, a harmonia dentro do lar.

O Racionalismo Cristão não se cansa de sublinhar a Família como a principal fonte de evolução do ser humano. É dentro da família, nos exemplos dos pais, que as crianças e jovens encontram amparo para encontrar a felicidade e se tornar um ser esclarecido.

Julho de 2005

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo