gazeta2.jpg (8041 bytes)

Sobre o falso brilho e ostentação deste mundo

Luiz Hamilton Menossi

O que significa dispor de casas confortáveis, uma na cidade, outra na praia, possuir carros novos, ostentar belas roupas, calçar sapatos caros e servir-se de lautas refeições, tudo como algumas organizações religiosas pseudo-espiritualistas e alguns reality shows oferecem e prometem?

Significa ter bens materiais, mas bens materiais, embora sejam muito importantes para se ter conforto físico, não garantem conforto espiritual. Bens materiais são coisas que se gastam e se desintegram com o passar do tempo. Bens materiais são passageiros e nunca satisfazem plenamente.

Exemplos: quem come bem daí a algumas horas sentirá fome de novo. A roupa de melhor marca e qualidade ficará esfarrapada com o passar do tempo, e mesmo que seja conservada ficará "fora da moda". A sola dos sapatos caros se gastará e o carro novo vai virar "lata velha". Inevitável e implacavelmente, exceto o espírito, tudo se gasta e se acaba!

Importante mesmo é obter o que é permanente – eterno, espiritual, porque somos espíritos –, despertar para a Verdade Universal, conscientizar-se como Força e Matéria conforme o Racionalismo Cristão ensina, para não terminar como mendigo. Não mendigo de coisas materiais, mas, sim, mendigo de coisas espirituais.

Há aqueles que poderiam ganhar o mundo material, mas renunciam, e assim, ganham espiritualmente. Não se deixam cegar pela luz falsa deste mundo, e buscam o esplendor da Verdade. E tomam uma posição pela Verdade. Assim como procuram proceder os racionalistas cristãos convictos com a prática da Doutrina que discerne a verdade do erro ou o cristianismo verdadeiro da sua falsificação. Se houve uma filosofia mais importante e um tempo ideal para ela – para que seguidores de Jesus Cristo tomem uma posição pela Verdade –, o tempo é agora e a filosofia é o Racionalismo Cristão.

O falso brilho e ostentação deste mundo têm enganado milhões de pessoas, que perdem suas encarnações. Tragicamente o astral inferior tem tido sucesso em enganar grande parte da humanidade, visto que a grande maioria tem se deixado levar pelas atrações materiais.

Lembro-me de uma comunicação do Astral Superior aqui na Filial Ribeirão Preto do Racionalismo Cristão, onde foi citado "o falso brilho dos painéis coloridos deste mundo – ilusórios, efêmeros, enganadores, perigosos". Particularmente, penso ser necessário muito cuidado com parte da mídia global, que se tornou porta-voz disposto a espalhar as idéias ilusórias deste mundo.

Uma coisa, porém, é certa: todos os dias desencarnam milhares de pessoas e muitas experimentam uma triste constatação: vestiram-se de glória, bens materiais e linho fino, e viveram todos os dias de sua vida apenas os falsos esplendores deste mundo, chegando na vida fora da matéria como verdadeiros "mendigos espirituais".

Ribeirão Preto, janeiro 2009

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo