gazeta2.jpg (8041 bytes)

O tamanho dos corpos celestes

Aquiles Moisés dos Santos

Hoje, com a tecnologia avançada, já é possível a gente olhar e sentir o espetáculo que é o nosso sistema solar e olha que em nossa galáxia, segundo os entendidos, há milhares de sistemas solares, alguns até com 3 sóis, tudo se movimentando de acordo com Leis Naturais, Comuns e Imutáveis e o homem fica aqui tentando alcançar, com suas máquinas, essas pérolas da criação, e vai conseguindo.

Eu acho que o ser humano é muito importante, desde que abandone a vaidade e o orgulho, porque somos filhos do Dono desse Universo e dele fazemos parte, bastando ver a lógica da criação divina do Universo, sendo ou não verdade. O homem foi o último elemento a ser criado e a ele foi dado o poder de dominar tudo e isso mostra, na minha cabeça, que somos o resultado evolutivo de tudo anterior que Deus criou.

Aqui da Terra, olhando somente a nossa galáxia, a Terra parece ser menor que um grão de areia e, então, a gente sente que é pequeno. No entanto, um outro habitante, de outro sistema solar, dentro da nossa galáxia, por mais evoluído que seja esse habitante, se ele fizer essa análise, também ele vai concluir que seu planeta é menor do que um grão de areia e que ele é muito pequeno.

Ser pequeno pouco importa, porque o bom mesmo é saber que cada espírito pode crescer muito, muito mesmo e ainda haverá espaço para crescer e, como dizem os entendidos, a travessia é mais bacana do que a chegada. É por isso que a nossa vida é a passagem contínua de um ideal para outro. Hoje o importante parece "ser" isso, "ter" aquilo, mas depois que isso e aquilo incorporam nossa vida vamos atrás de outra coisa..., e a vida continua.

É fazer isso com naturalidade, sem pressa, porque é de alguém a frase seguinte, que acho linda: " A vida é um dom para ser vivido e não uma penitência a ser cumprida."

E tem gente que se acha muito importante...

Figura 1. Os planetas solares menores do que a Terra



Figura 2. Os planetas do Sistema Solar



Figura 3. Os planetas do Sistema Solar e o Sol



Figura 4. O Sol, comparado com algumas outras estrelas



Figura 5. O minúsculo Sol, comparado com Antares



Junho de 2006

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo