Centenário do Racionalismo Cristão - Solenidades em Santos

Tharsila Prates

Centenas de racionalistas cristãos participam dos 100 anos da Doutrina em Santos

Um auditório repleto de racionalistas cristãos de vários Estados do Brasil e de outros países, reunidos para prestigiar o início das comemorações dos 100 anos da Doutrina em 2010. Cerca de 700 pessoas participaram do seminário “O Racionalismo Cristão no século XXI”, realizado no último sábado, 30 de janeiro, na cidade de Santos-SP. Na noite anterior, a Casa-Berço foi palco de uma reunião cívico-espiritualista, marcada por discursos emocionantes.

No seminário, a atenção foi voltada para os quatro palestrantes: Lázaro Moreira Cezar, Wilson Carnevalli Filho, Jorge Alexandre Fares e Gilberto Silva – presidente em exercício do Racionalismo Cristão e que encerrou as palestras. Os temas escolhidos trataram de ciência, religião, saúde, comportamento e espiritualidade.

Numa palestra recheada de citações dos clássicos, como Aristóteles e Galileu Galilei, o professor Lázaro Moreira Cezar, da Casa-Chefe, falou sobre dois domínios que quase nunca andam juntos: o da ciência e o da espiritualidade. Enquanto a ciência cuida de compreender o mundo, a religião trata de dar sentido à vida. O professor Lázaro explicou que, como uma doutrina espiritualista, o Racionalismo Cristão tem certeza da existência da Inteligência Universal e não a trata como uma hipótese – diferentemente da postura que a maioria dos cientistas tem. “A Ciência mais tarde admitirá isso [a Inteligência Universal]”, disse Lázaro.

E no que o Racionalismo Cristão se distingue das religiões? Wilson Carnevalli Filho, da Filial Santana – São Paulo, foi taxativo: “Podemos até ter certos ingredientes religiosos, como uma história que foi revelada por alguém, mas a questão é que não os mistificamos”. Foi mostrado que quase a totalidade da população mundial acredita na salvação, e os racionalistas cristãos têm plena consciência da lei da evolução. “Na Doutrina, não há submissão e, sim, ação. Não pedimos; nos fortalecemos. Para nós, não há karma e, sim, lei de causa e efeito. Não temos medo; nos apoiamos no esclarecimento. Esta é a diferença”, finalizou Wilson.

Postura positiva

A ciência médica e os princípios racionalistas cristãos foram tema da fala do médico Jorge Alexandre Fares, presidente da Casa-Berço. Ele disse que são estes princípios que faltam ao diagnóstico puramente científico. “A medicina está tratando as consequências. Se a força negativa não for retirada, vai ser muito difícil obter a cura total”, afirmou o médico. Por isso, ele lembrou que o Racionalismo Cristão tem uma contribuição importantíssima no equilíbrio de quem sofre de depressão, esquizofrenia ou de qualquer outro transtorno psicológico. “É necessário haver uma postura positiva diante do problema orgânico ou psicológico, e o espírito conhece muito bem a maneira de fortalecer o corpo que ele anima”, disse Jorge Fares.

Encerrando o seminário, o presidente em exercício da Doutrina, Gilberto Silva, comentou sobre o código de conduta que deve reger a vida das pessoas. Ele lembrou que espiritualidade é mais do que se conhecer como Força e Matéria. “Espiritualidade é a soma de atributos que o espírito pode angariar”, disse o presidente. E quais são estes atributos? Anotem aí (e ponham em prática, para o bem): inteligência, raciocínio, vontade, consciência de si mesmo, domínio próprio, equilíbrio mental, lógica, percepção, sensibilidade, capacidade de concepção e caráter. “Devemos desenvolver esses atributos o máximo possível”, afirmou Gilberto Silva.

Biografia de Luiz de Mattos e livro infantil são lançados

Após as palestras, os participantes fizeram fila para pegar autógrafos dos autores do dia: o advogado Galdino Rodrigues de Andrade, autor de “Luiz de Mattos: sua vida, sua obra”, e Wilson Carnevalli Filho e Marcos Rocha, autores de “As aventuras da família Mattos: conhecendo a Força e a Matéria”.

Para onde se olhava, via-se gente com pencas de livros nas mãos, em busca das assinaturas. Militantes de casas racionalistas cristãs, que poderiam comprar os livros em suas filiais, fizeram questão de adquiri-los para pegar os autógrafos. Além do dr. Galdino, de Wilson e de Marcos, o presidente em exercício da Doutrina, Gilberto Silva, e o professor Lázaro Cezar, completaram a mesa para dar os autógrafos.

Antes mesmo de assinar os livros, o autor da biografia de Luiz de Mattos, Galdino de Andrade, já ouvia elogios à obra. Ele, humildemente, repetia que não se considerava um biógrafo. “Neste livro, apenas murmurei a minha admiração pela vida e obra de Luiz de Mattos, sobretudo pelos exemplos de humanidade do nosso mestre.”

Durante o evento, também foi possível verificar o entusiasmo dos adultos pelas aventuras da família Mattos – livro infantil lançado por Wilson Carnevalli Filho e Marcos Rocha. Com óculos superpoderosos, os membros desta incrível família vão aprender tudo sobre Força, Matéria, aura e pensamento. Os autores esperam que o livro, escrito de forma lúdica e prazerosa, ajude no esclarecimento dos pequenos, divertindo-os.

Fevereiro 2010

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo