gazeta2.jpg (8041 bytes)

 Carta a uma amiga

Aquiles Moisés dos Santos


Querida D...:

Gostei muito de você ter gostado do livro e gostei mais ainda de sua liberdade de concordar e discordar. Não me cabe justificar as afirmações do livro, já que provar isso ou aquilo nessa área é um longo caminho. O que sei com certeza é que o Grande Foco é a fonte de tudo que tem vida. Sei que as religiões têm medo de discutir o assunto e se trancam em dogmas criados por elas.

Se somos centelhas da Luz Universal, somos eternos e temos que buscar o aperfeiçoamento, mas ninguém nos obriga a ser perfeitos. Cada um busca a sua perfeição. Se um aluno repete o mesmo ano várias vezes é porque não quer aprender, embora diga que quer. Isso acontece, porque existem Leis Naturais, Comuns e Imutáveis que regem todo o Universo, do infinitamente pequeno ao infinitamente grande e essas Leis deveriam ser a base do viver do ser humano na Terra. Por uma delas, temos a liberdade (livre-arbítrio) de fazer o que bem entendermos de nossa vida, até mesmo cometer o suicídio, mas somente vamos colher o que plantamos, querendo ou não, conscientes ou não, porque essas Leis são perfeitas e não são dos homens. Vale a pena viver dentro delas. No nosso pensamento está o segredo de todo êxito ou fracasso. O pensamento educado e bem dirigido atrai. Pensar no bem é atrair o bem. Pensar no mal é atrair o mal. A maioria, pelo fato de estar repetindo os anos e cometendo as mesmas falhas, não sabe pensar e não vai atrair o Bem e sim vai ser vítima do mal.

Amar o inimigo é sabedoria. Como amar o inimigo? – você pode perguntar. Isso é bobagem. Não é. Amar o inimigo é conhecer o valor do pensamento. Se eu odeio, posso prejudicar o outro, mas vou atrair dor para minha vida. Amar o inimigo é dizer "Eu envolvo você, fulano, num círculo de amor e luz", mesmo sabendo que ele não gosta de você. É sabedoria de Cristo que não falha, porque só se acaba com a escuridão acendendo-se uma lâmpada.

Aprender a pensar é manter em sua volta um clima de alegria, de paz e prosperidade, mas isso não vem de graça. Custa esforço. É resultado de evolução, através de ir e vir. A maioria vai gritar que quer isso, aquilo, mas não sabe querer.

Reencarnação não é pagar dívidas. É para o aperfeiçoamento. Se houver dívidas, elas serão resgatadas, se a pessoa estiver consciente, mas um dia, não importa quando para a Força Criadora, essa pessoa vai acordar e vai começar a colocar créditos em sua conta até o saldo ficar credor. Isso pode ser feito rapidamente para quem aprende a pensar ou pode demorar milhares de anos para os desavisados. Na arte de pensar, devemos afirmar o que queremos e não nos fixar no que não queremos, como a maioria faz . Em vez de dizer "não quero ter câncer", diga "eu irradio saúde, paz e amor".

Quando se aprende a pensar, descobre-se que o paraíso não é lá, nem cá. É onde se vive com inteligência. Com o pensamento, descobre-se que felicidade não é ausência de problemas, mas coragem para eliminá-los ou contorná-los, sem se deixar engolir por eles.

O presente é o resultado do passado, como o futuro é o resultado do presente. Já dizia Cristo que a cada um segundo as suas obras. Plantar vento é colher tempestade. Presente bem vivido, futuro bom e assim por diante, mas precisamos saber manejar o pensamento, para estarmos cercados de influências boas, que levam tudo a acontecer dentro do nosso merecimento. É por isso que determinamos nosso destino, quando agimos, quando pensamos, quando trabalhamos e podemos sempre mudar nosso destino para melhor, quando aprendemos a colocar sempre crédito em nossa vida. Também podemos dificultá-lo com pensamentos errados. O pensamento é tudo em nosso viver e os americanos já sabem disso, pelas experiências realizadas com as máquinas da física quântica.

As leis naturais estabelecem Infância, Mocidade, Madureza e Velhice, e querer fugir disso é perda de tempo. A juventude está na alma e não na carne que perde suas formas com o tempo. A força da juventude está no nosso pensamento. Pense em prosperidade, em saúde, em amor, em juventude, sem voltar atrás e essas coisas vão acontecendo em sua vida, muito embora cada um de nós carregue uma cruz por nós mesmos fabricada. Quando se aprende a pensar, a cruz fica muito mais leve, embora vamos ter em nossa volta muitos problemas, porque o mundo ainda é governado pelos falsos religiosos e pelos falsos políticos, que sabem prometer, mas ninguém pode dar paz, saúde, felicidade e salvação a ninguém. Isso se conquista no ir e vir do ser humano em busca de sua perfeição Quando se sabe pensar de verdade, o ser se parece com o sol, que entra em qualquer ambiente, sem se misturar com ele. Quando se sabe pensar, tudo muda para nós.

O mal existe para quem pensa nele. O mal é ausência de esclarecimento espiritual, que vai acabando para os que aprendem a arte de pensar com inteligência e com sabedoria. O mal ainda vai atormentar, pela ignorância reinante no mundo Terra. É o alto e o baixo. É o positivo e o negativo. É o rico e o pobre. A Luz sempre espanta as Trevas. Atrair a Luz pelo pensamento é estar longe de influências negativas de quem quer que seja e estar religado às Forças Superiores, sem mendicância espiritual. Onde entra a Luz não entram as Trevas, afirmou Cristo. Continue pesquisando, vale a pena descobrir quem somos, de onde viemos, para onde vamos e o que estamos fazendo aqui. Isso faz a gente crescer.

Aquele abraço carinhoso de quem muito ama você.

Aquiles Moisés dos Santos

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo