gazeta2.jpg (8041 bytes)

Sobre o bom humor

Ana Paula Oliveira

É verdade que sentimentos saudáveis (alegria de viver, tranqüilidade, serenidade,...) produzem em nós vibrações em uníssono com a estrutura natural do ser.

Também é verdade que o nosso organismo apresenta defesas naturais quando se defronta com situações de stress e naturalmente com sentimentos opostos aos anteriores.

O organismo tem um sistema chamado sistema imunológico, que é composto por vários tipos de células, com a função principal de atacar e destruir substâncias estranhas.

Se o ambiente em que o ser está inserido for adverso, de tal modo que o stress passe a ser crônico, então este sistema enfraquece devido a desequilíbrios hormonais e origina então a doença. Para que tal não aconteça, deve o espírito valer-se de seus atributos e com ele animar, dominar e dirigir o seu corpo.

No livro da Drª Glaci Ribeiro, O Racionalismo Cristão e a Ciência Experimental, podemos encontrar um artigo sobre este assunto: "Bases científicas dos ensinamentos do Racionalismo Cristão sobre o cultivo do bom humor".

Setembro de 2005

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo