A família e os novos tempos

Eliane Ramos e Maria Filomena Besteiro

É preciso despertar a humanidade, sim, e o Racionalismo Cristão empenha-se nesse despertar, tem interesse em que desperte, não para usufruir vantagens, mas para fazer com que se torne melhor, e progrida. Luiz de Mattos, Clássicos do Racionalismo Cristão

Vivenciamos novos tempos, uma nova era que chega trazendo muitas mudanças, algumas boas e outras nem tanto, mas precisamos nos adaptar a elas, pois as mudanças fazem parte da evolução humana e espiritual.

Nada é mais valioso do que a família, e é justamente nela que tudo começa e, também, tudo muda.

Podemos perceber que a cada dia há um desgaste muito grande por conta da falta de atenção que vem sendo dispensada à família. Muitas vezes por não se acompanhar as mudanças necessárias que requerem, de cada um de nós, diversas transformações, e muitas famílias ainda não estão preparadas para enfrentá-las, pois existem criaturas paradas no tempo, ainda no século passado.

Todos somos partículas da Força Criadora, em evolução, e a família é nossa estrutura maior.

Dentre muitas outras coisas elevadas de importância em nossas vidas, há três funções que requerem muita ATENÇÃO e as três estão voltadas à família.

• Atenção para si próprio

Que é preparar-se emocionalmente, fisicamente, financeiramente e principalmente espiritualmente, tornando-se apto e seguro para a formação de lares, onde a ação virtuosa representa a retidão moral que não pode deixar de existir, probidade e excelência moral. Individualmente e principalmente a dois. Quando formada a família, o casal vai adquirindo competências, segurança, tranqüilidade no decurso da vida.

Nesta atenção se faz necessário elevar importantes missões estruturando a vida financeiramente antes da criação e formação de pessoas que farão parte de nossas vidas, nossas família, sendo elas principalmente os nossos filhos e netos que virão.

Construindo uma boa imagem à sociedade, formando um bom círculo de amizade, tendo um bom comportamento, um bom desempenho profissional, acompanhando as evoluções, o avanço da tecnologia digital, – pois a tecnologia não é exclusividade da juventude –, há necessidade de estarmos atualizados a fim de conseguirmos acompanhar os avanços podendo, assim, ocuparmos uma boa posição profissional e produzir o sustento de nossas famílias e, futuramente, lançar nossos próprios filhos à esta sociedade que evolui a passos gigantescos.

• Atenção para com os outros

É preciso encontrar tempo para dedicar e valorizar nossos filhos. Pensar, acompanhá-los, sair com eles, conversar sobre seus erros e acertos, participar de suas vidas ao invés de nos recolhermos e soltá-los ao mundo.

Pois é nesta atmosfera que eles foram acolhidos ao encarnarem e precisam ser amparados por nós a quem eles escolheram como pais e educadores, confiando-nos suas encarnações. É indispensável que façamos a nossa parte cuidadosamente transmitindo conhecimentos, e dando sentido de vida a eles, preparando-os para o futuro.

Os novos tempos exigem dos pais e educadores um envolvimento cada vez maior com a educação dos filhos e os casais necessitam pesar as suas decisões de maneira sensata e descomplicada.

Por vezes as resoluções mais simples são as mais corretas quando acompanhadas de amor e respeito voltando a atenção a um lar disciplinado, às capacidades virtuosas que irão dele sobressair.

E para isso precisamos ter todo conhecimento possível e acima de tudo muita sabedoria passando a todos, principalmente aos filhos, um bom exemplo a seguir.

Eis o porquê da necessidade do preparo, pois quem não tem, não pode dar, e lamentavelmente nos deparamos com muitos educadores nos dias atuais sem a mínima condição de serem-no, pois seus exemplos não foram os melhores, com isso, ao invés de construir para o futuro, acabam por destruir o futuro.

• Atenção para a formação espiritual

A que consideramos de maior peso e importância: "a formação espiritual", pois é através de uma boa disciplina e estudo sobre a Força e Matéria, que a criatura se encontrará em condições para moldar o caráter dos filhos. Por isso precisamos estar preparados para quaisquer mudanças que possam haver no tempo, acompanhando passo a passo, separando o bom do ruim, o joio do trigo, e fazer isso junto com nossos filhos através de diálogos francos de muita compreensão, criando assim uma família digna e respeitada por todos e bem assistida pelas Forças Superiores. E para estas formações temos o melhor suporte que é a nossa querida doutrina racionalista cristã que vem cuidadosamente nos oferecendo ensinamentos necessários a uma boa disciplina para se viver bem, na sociedade, na família e na vida espiritual.

As Casas racionalistas cristãs abrem suas portas às segundas, quartas e sextas-feiras para esclarecer as criaturas que a adentrarem, e oferecendo aos jovens, a oportunidade de se tornarem militantes, soldados das Forças Superiores, uma ótima oportunidade para o crescimento espiritual de nossos filhos.

As Forças Superiores, em suas doutrinações dentro de uma Casa racionalista cristã, vêm despertando a atenção de todos para a necessidade de acompanharmos os novos tempos, aos cuidados que precisam as criaturas tomarem e à importância que a família tem na vida das criaturas. E a Doutrina, com sua disciplina exemplar, vem cuidadosamente nos orientando, nos ensinando a sermos melhores pais, melhores filhos e melhores criaturas.

O mundo pode ser melhor! Pode evoluir apenas para o Bem!

Espiritualizando-nos em primeiro lugar, pois uma sociedade que tem família espiritualizada é uma sociedade mais forte onde todos se amam, se compreendem e se respeitam, desfrutando assim de uma vida familiar muito mais feliz!

Agosto, 2009

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo