Waldomiro Antônio Salimen

Presidente Astral da Filial Santa Maria, RS

Texto: Gilnei Castro Müller

 

Waldomiro Antônio Salimen, filho do pioneiro do Racionalismo Cristão na cidade de Pelotas, Sr. Antônio Salimen e da Sra. Carolina Salimen, esse Espírito aportou ao nosso ambiente terreno no dia 26 de junho de 1919 na cidade de Rio Claro, estado de São Paulo. Desde menino foi muito inteligente e trabalhador, com a idade de 12 anos já trabalhava como caixa no estabelecimento de seu pai no interior de São Paulo. A seguir veio para o sul com a família. Chegando a sua época de prestar o serviço militar, ingressou no Exército onde permaneceu por um prazo de dois anos. Logo que saiu do Exército, ao lado do seu irmão Anízio iniciou a atividade do comércio organizando e gerenciando um armazém de secos e molhados na cidade de Pelotas durante 15 anos. Após foi ser gerente de uma loja de autopeças e também trabalhava no rádio fazendo jornalismo. Mais tarde transferiu-se para Porto Alegre, a capital gaúcha, onde fixou sua residência. Trabalhava na Televisão Difusora onde foi Diretor Financeiro e depois de alguns anos  transferiu-se para a parte de Publicidade também no Setor Financeiro na companhia do seu irmão José, local em que permaneceu até a sua desencarnação.

Como instrumento da Doutrina racionalista cristã, foi um dos mais conceituados Diretores da Filial de Porto Alegre do Racionalismo Cristão, onde se dedicou com incomparável desprendimento digno de ser imitado. Assim, à ele se deve em grande parte o desenvolvimento da Doutrina na Região Sul do Brasil, destacadamente nas Casas Racionalistas Cristãs de Pelotas e Porto Alegre.

Quando ocorreu a desencarnação do seu Espírito em 22 de setembro de 1985, com sessenta e seis anos de idade, residia na cidade de Porto Alegre, tendo deixado viúva a Sra. Eloah Salimen com quem era casado. Além da esposa, deixou naquela época os irmãos José, Anízio e Marta e a filha Sandra.

Desde o dia 18 de abril de 1992, quando a Casa Racionalista Cristã de Santa Maria foi elevada a categoria de Filial e teve inaugurada a sua primeira sede definitiva em prédio próprio, foi escolhido pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão para ser seu Presidente Astral este valoroso Espírito, que na sua última encarnação encerrou a sua brilhante carreira profissional trabalhando pelo progresso dos meios de comunicação na Região Sul do Brasil e, paralelamente, na parte espiritual destacou-se por sua dedicação e desprendimento à causa espiritualista que abraçou nas fileiras do Racionalismo Cristão.

OBS. Os espíritos formadores das Correntes Fluídicas aqui na Filial de Santa Maria são Ana de Castro Moreira Pinto que foi instrumento da Doutrina, organizadora e fundadora do primeiro correspondente em Porto Alegre-RS e Luiz Bachille que foi dedicado instrumento na Filial de Pelotas.

(Santa Maria, Camobi, RS, 15 de agosto de 2006)

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo