Rubens Caetano



Rubens Caetano nasceu em Tatuí (SP) em 19 de outubro de 1943, filho de Benedito Caetano e Maria de Lourdes Rodrigues. Desencarnou em 28 de janeiro de 2007.

Era casado com D. Roseli de Oliveira Caetano, com a qual teve quatro filhos.

Cursou até a terceira série do curso fundamental. Aposentou-se como Montador de Acumuladores.

Freqüentava o Racionalismo Cristão desde menino, acompanhando seus avós. Começou sua militância aos 29 anos totalizando, assim, 34 anos de dedicação à Doutrina.

Assumiu a Presidência da Filial Tatuí em 14 de outubro de 2005, em substituição ao Sr. José Chioquete Filho.

Sua posse com Presidente da Filial contou com a presença do D.D. Presidente da Filial de São Paulo, Sr. Herval Tavares de Campos e sua filha, Diretora e Secretária Sra. Marialva de Campos Spósito.

Recebeu a nomeação com outorga de mandato para presidir a Filial de Tatuí no dia 26 de outubro de 2005.

Trabalhou nessa Filial como Presidente interino de 7 de fevereiro de 2003 a 14 de outubro de 2005 e, como Presidente definitivo, de 14 de outubro de 2005 a 26 de janeiro de 2007.

Era um companheiro querido, um irmão, um amigo, um verdadeiro racionalista cristão. Apesar da sua pouca escolaridade, conseguiu fazer o que muitos "cultos" não conseguem, que é mostrar a todos que esta Casa adentram o valor da nossa Doutrina, o amor pela Causa e o respeito imenso pelos nossos antepassados Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, inclusive os da nossa cidade como Alberto Seabra, Georgina Seabra, Paulo Setúbal, Onofre Benedito de Oliveira (a quem se referia como paizão).

Dedicava-se a esta Doutrina com a bravura de um forte e a defendeu, honrou e respeitou como somente um bom cristão consegue fazê-lo.

Defendeu a Doutrina, podemos dizer, com sua própria vida – tanto que por muitos dias deixou de se alimentar regularmente para permanecer na Filial –, cumprindo com toda dedicação o que se propôs em vida espiritual.

Jamais serão esquecidas tanta humildade e dedicação. Certamente seu exemplo será sempre, para todos nós, um farol a nos guiar, mostrando-nos o caminho a seguir.

(Tatuí, SP, fevereiro de 2007)

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo