Olegário Dias Maciel

Presidente Astral da Filial Varginha, MG

Texto: Deusdedite de Paula Marinho


Olegário Dias Maciel, mais conhecido como Olegário Maciel, nasceu em Bom Despacho(MG) em 6 de outubro de 1855 e desencarnou em 5 de setembro de 1933 em Belo Horizonte (MG).

Possuia considerável erudição, mas de índole modesta e retraída. Formou-se em engenharia civil. Foi eleito deputado provincial em dois biênios consecutivos, deputado à Constituinte Mineira após a proclamação da República. Renuciou a esse mandato em 1884, por ter sido eleito deputado federal para a segunda legislatura. Em setembro de 1923, assumiu a presidência do Estado e em 1930 foi eleito senador.

Destacou-se como um dos chefes da revolução de 1930 e foi um grande esteio na articulação e foi recebido na capital federal como general vencedor. Foi o último presidente do Estado na República Velha.

Era general de Brigada Honorário do Exército Brasileiro. Do comovedor discurso do ilustre dr. Gustavo Capanema à beira do túmulo do seu grande amigo, extraímos o seguinte trecho: "Olegário Maciel era o mais esclarecido dos homens e, portanto, o mais perfeito. De toda generosidade do seu coração pode-se dizer o mesmo que disse Salomão: 'Tão extenso como a areia do mar'. O poder em suas mãos foi sempre 

dignificado, porque ele tinha um carácter quase divino. Vinha de Deus e, por isso mesmo, era um poder perfeito. Foi princípio de justiça e salvação. Governou estabelecendo a liberdade ao lado da disciplina. Não foi um governo de opressão, nem de intoleraância. Governou os homens como os homens deviam ser governados. Conhecia o valor da mocidade e chamou-a a partilhar do seu ideal, da sua orientação e do seu poder."

Estas palavras dirigidas ao Olegário Maciel pelo grande Gustavo Capanema sensibiliza muito todos nós. Mostram que ele é realmente digno de ser Presidente Astral de uma Casa racionalista cristã, e não conheceu a Doutrina!!!

(Varginha, MG, 20 de agosto de 2006)

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo