gazeta2.jpg (8041 bytes)

José Maria dos Santos Filho
(Presidente Astral da Filial Várzea Grande, MT - Brasil)

Eis que a filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão durante as décadas de 70 e 80 fora regida pela presidência das mãos níveas deste magnânimo marinheiro, que durante toda sua vida se dedicou ao serviço da marinha do Brasil, ao qual em várias operações fora condecorado com inúmeras medalhas de honra pelo cumprimento do dever.

No ano de 1900 em Minas Gerais nascia José Maria dos Santos Filho, um espírito que escolheu uma família humilde no interior de Minas para que pudesse aquilatar seus atributos espirituais, primando pela simplicidade da vida e sucessivamente cumprir sua trajetória laureada pelo seu caráter altivo e disciplinado que era perceptível nos recônditos de seu espírito.

Ao completar maioridade ingressou na Marinha do Brasil, concretizando assim um sonho de infância idealizado por toda sua juventude, servir a pátria que escolheu de berço para processar sua trajetória evolutiva, honrando com soberania a bandeira de seu país.

Sempre se distinguiu por ser um espírito dedicado aos estudos, conquistando todo o conhecimento pelo esforço empregado em horas afinco de aprendizado, buscava estudar as filosofias, as ciências, a história da civilização e vida em si, para que pudesse compreender melhor os porquês da vida.

Homem dotado de uma espiritualidade sui generis, suas doutrinações eram compostas de belas lições de vida, humildade, sinceridade e respeito ao próximo, eram um doutrinador que não ostentava floreios em seu discurso, a verdade era dita nua e crua aos que assistiam às sessões públicas a que presidia, pois para o mesmo se Jesus o Cristo era tão simples em suas dissertações, por que não seguir o exemplo do homem modelo da humanidade, primando pela simplicidade de ensinar a respeito da vida espiritual.

Enfrentou muitos embates na presidência da filial, pois existiam facções contrárias à sua pessoa, pois era um homem franco e correto que não media palavras quando se tratava em defender a doutrina, a verdade era dita doa a quem doer. Portador de justiça em seu caráter jamais desrespeitou quem quer que seja, falava sempre a verdade no intuito de admoestar fraternalmente, porque almejava sinceramente que as criaturas se esclarecessem e acordassem para a realidade da vida.

Prestigiado por sua diretória todos se mantiveram firmes com este presidente até o fim de seu mandato, concretizando seus deveres atinentes à expansão do Racionalismo Cristão, respaldando todo o trabalho realizado por seus antecessores na presidência da filial, disseminando ao máximo possível os princípios prodigalizados por esta bela doutrina.

Um homem da espiritualidade, eis o atributo intangível deste membro honorários das forças armadas, que após entrar para reserva militar, se alistou no exército de Luiz de Mattos, cumprindo a risca seus deveres concernentes a doutrina, findando sua existência física como um grande comandante nas fileiras do Racionalismo Cristão, sucedendo Guaraci Viriato Duque Catão, e consagrando-se um grande discípulo do Homem de Nazaré.

Contemporaneamente, 2007, este espírito é Presidente Astral da Filial Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil.

(Colaboração de Anderson S. Alvarenga, julho de 2007)

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo