gazeta2.jpg (8041 bytes)

Vigiar  é fundamental

Quando se aprende a viver... Descobre-se que é no pensamento bem dirigido que está o segredo do êxito, da felicidade, da paz interior, esse tesouro intransferível.

A vida é de extraordinária beleza, ainda que os problemas apareçam à nossa volta como montanhas que nos ameaçam. O segredo é viver de um modo a conseguir Força de Vontade para escalar as montanhas que vão surgindo, de uma maneira toda natural.

Escalando essas montanhas, vai-se meditando sobre os acontecimentos e vai-se descobrindo que o tão falado perdão não funciona como querem. Se houvesse o perdão como muitos entendem, o mundo se transformaria num comodismo total. A tendência seria generalizar o erro, já que a pessoa iria ser perdoada. A verdade é bem outra.

Liberdade é conquista muito bonita na vida do ser humano. Liberdade de ir e vir. Liberdade de fazer ou não fazer. É tão bom a gente poder escolher o livro que quer ler. Acreditar naquilo que se quer. Praticar os atos como bem entende.

Quando se vai esclarecendo, fica-se bem atento. Plantar milho para só colher milho. Plantar arroz para só colher arroz. Plantar o Bem para só colher o Bem. É lei que não falha.

Quando se aprende a viver, o riso surge lá no fundo da alma, em silêncio, resultado de uma conquista. Descobre-se que o maior criminoso é aquele que é consciente do mal que pratica. Descobre-se que é no pensamento bem dirigido que está o segredo do êxito, da felicidade, da paz interior, esse tesouro intransferível. Nessa altura, a pessoa já sabe que tudo de bom ou de ruim vem pelo pensamento. Já sabe que precisa manter-se sempre vigilante. Pensando bem e agindo bem, está criando em sua volta uma atmosfera sadia, onde tudo de bom floresce. No entanto, se minutos depois essa pessoa que pensou bem desvia seu pensamento para a intriga, para o mal, ela sabe que está transportando para seu ser sujeira invisível que, se for constante, acarretará intranqüilidade, dores de cabeça, indisposição, que somente serão eliminadas com o pensamento novamente bem dirigido, bem elevado.

Nessa altura, sabe-se que é importante, muito importante, manter-se sempre vigilante, quer no reto pensar, quer no reto agir.

Aquiles Moisés dos Santos
Belo Horizonte, 2 de dezembro de 2000

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo