gazeta2.jpg (8041 bytes)

Vida

Mori Mitre

Vida é mar se desdobrando em ondas, que na correnteza dos fatos nos empurra para baixo, mas o espírito ativo toma o leme da mente e retoma o curso natural até encontrar nova calmaria. E por aí navega esse espírito aventureiro, buscando o porto seguro, para ancorar e aí descansar. É assim a vida na terra.

Uma odisséia, uma viagem de porto a porto. O Racionalismo Cristão, já sabemos, é o farol a nos indicar a rota precisa. Neste porto seguro nosso espírito encontra o conforto, a instrução e a carta para seguir navegando agora pelo continente da razão.

As tempestades já não amedrontam tanto. O uivo dos ventos parece mais harmônico, pois, ouvimos e vemos, além das aparências, a vida real ,sem teias. O natural é a nova ordem. Aqui, o erro só ocorre no desleixo, quando banalizamos a existência, descumprindo os tratos, faltando com a verdade, nublando a luz.

Reclamar? Questionar o outro? Não! O timoneiro atento desvia, resvala na pedra, mas preserva o casco, pois sem ele a viagem tem fim, quem sabe antes do fim ...

Espíritos, mentes, corpos em direção ao portal definitivo para a retomada do mapa. Estamos chegando lá! Já reconhecemos os novos e antigos conceitos, estacas em terreno previsível. A volta emociona. Sensatos, completos, leves e soltos estamos, pois reconhecemos os sinais da antiga morada, de onde um dia saímos para este velejar intenso, sofrido, mas gratificado por tantas lições aprendidas, no ofício do mar, mar de nossas vidas.

Mori Mitre - Belo Horizonte, MG - agosto de 2001

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo