gazeta2.jpg (8041 bytes)

Vendo a Força Criadora

Aquiles Moisés dos Santos

Essa Força Criadora está em toda parte, porque tudo que existe, do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, contém uma centelha de Luz dessa Força Criadora, que é Vida Universal e que é a fonte do bem que tudo anima, movimenta e dá vida.

Há dias li um correio eletrônico mencionando as três primeiras coisas que um cego faria, se lhe fosse possível ver com os olhos físicos o mundo que o cerca.

É interessante notar como a maioria das pessoas fica buscando uma maneira de ver Deus e até se afirma que ninguém jamais viu Deus.

Quem já alargou seu horizonte mental tem certeza de ver essa Força Criadora em todas as coisas e isso muito fortalece o ser humano.

Vê-se essa Força Criadora no barulho redondo das águas que, sem parar, buscam o oceano percorrendo um longo caminho.

No cair manso ou violento da chuva que penetra aqui, penetra ali, mas corre em cima da terra ou debaixo dela rumo ao oceano.

Nos jardins com suas flores multicoloridas e seu perfume gostoso convidando a uma reflexão sobre a vida.

No prateado das areias que embelezam as lindas praias do nosso Brasil.

Na voz humana, em suas diversas modalidades, seja rindo, chorando ou gritando, aí está a luz dessa Força Criadora a dar vida, movimento, calor e energia.

No vento invisível que passa pelas plantas e por nós atestando sua presença.

No cantar alegre dos pássaros enchendo o ar de alegria.

No firmamento pontilhado de milhares de estrelas e planetas embelezando o espaço sobre nossas cabeças.

No caminhar rápido das formigas, cada uma cumprindo a sua missão, rumo ao formigueiro, do mesmo jeito que as abelhas voam longe e voltam para suas colméias para a fabricação do mel.

Várias religiões afirmam categoricamente que o Criador está em toda parte, mas muitos ficam esperando uma imagem-homem de Deus, do mesmo jeito que a TV projeta uma imagem de uma pessoa em várias partes do planeta.

As diversas filosofias religiosas somente afirmam que essa Força Criadora está em toda parte, mas não mostram como em todo o conjunto de belezas naturais é essa Força vista, sentida e observada por quem já tiver seu horizonte mental um pouco alargado.

Essa Força Criadora está em toda parte, porque tudo que existe, do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, contém uma centelha de Luz dessa Força Criadora, que é Vida Universal e que é a fonte do bem que tudo anima, movimenta e dá vida.

Portanto, tudo que tem vida encerra uma partícula dessa Força Criadora, embora pequenina.

Os cientistas já podem até clonar um ser humano, na sua luta por descobertas, mas só modelam o corpo, mas não lhe transmitem vida.

Uma semente, por menor que seja, contém em si a forma da árvore, das flores e dos frutos que vai dar e essa semente pode ser feita por uma cientista, mas não terá vida, não germinará, se plantada.

Deixar o analfabetismo religioso e partir para a espiritualidade, de uma maneira inteligente, consciente e racional é sentir a presença dessa Força Criadora que pode ser por nós atraída pelos nossos pensamentos, a serviço de uma vontade para o bem e, de posse dessa Força Criadora, teremos a chave para resolver todos os nossos problemas sem necessidade de rezas, de pedidos, de subserviências.


Aquiles Moisés dos Santos
Belo Horizonte, 27 de abril de 2003

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo