gazeta2.jpg (8041 bytes)

 Problema e solução

Mori Mitre

Qual de nós não lamentou o erro de ações impensadas. Quantas vezes nos vimos em crises que pareciam insolúveis. O espírito conturbado, receios, perdas. E quantos acabaram jogando a toalha da vida e perdendo o curso do tempo. Mas , quantos também encararam suas provas, tirando proveito de erros, transformado-os em insumos para uma nova vida, onde o pensamento precede a ação. Nada mais gratificante que dar ordem nas coisas, realizar, buscar soluções. É para isso que aqui estamos!

A dureza dos fatos, mesmo aqueles que não dependem de nossa vontade, tem o único objetivo de nos recolocar na reta de vida estabelecida ainda em plano astral. Aprendemos a todo momento. Com a criança que passa em seu mundinho colorido, com o ébrio que amarga seus infortúnios, com pobre que anseia pelo prato do dia, com a mãe que nem mais o seu leite tem para oferecer ao filho agonizante.

O crivo da vida nos remete a um grau de extrema responsabilidade sobre nossa conduta, nossos objetivos e até daqueles que nos cercam e que são responsabilidade nossa. E a nossa doutrina, elevada em seus conceitos, abundante em sua generosidade, nos motiva a continuar pelas ladeiras da existência, plantando, colhendo, distribuindo, replantando ...

Para o racionalista autêntico, o problema é mera oportunidade de exercitar suas forças, seu caráter, que de embate em embate se fortalece.

Qual é o seu problema, amigo? Doença, falta de recursos financeiros, desavenças, "má sorte"? Observe em quê sua mente está focada. Que sintonia é esta? O que fere sua alma hoje é recalque de outras lutas passadas, mal orientadas, onde sua arte de sobreviver se perdeu. Portanto, pegue a sua carga sozinho, sem molestar o vizinho e siga, mas observando agora o chão em que pisa, o pensamento que emite, a palavra que entrega ao mundo à sua volta.

O raciocínio pleno evita os desvios, pois conduz a mente pela rota natural da evolução. Busquemos a solução até que não tenhamos mais problemas.

Mori Mitre
Belo Horizonte, setembro de 2001

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo