gazeta2.jpg (8041 bytes)

Exortando os jovens

Vitorino Chantre

Vós sois depositários da esperança de tanta gente que, sob o peso do sofrimento e do desânimo, se deixou ficar pelo caminho; depositários da esperança de muitos outros que, estoicamente, ainda continuam lutando, de rosto erguido e de pés firmes contra a miséria, a fome, a prepotência, a vaidade, o vício, a imoralidade, contra tudo aquilo que vem degradando a família, a sociedade e o mundo.

Pende sobre vós uma enorme responsabilidade como sustentáculos da família, da ciência, da moral, do bem-estar generalizado, da Paz e do Amor no mundo de amanhã.

Preparai-vos, pois, desde já, assimilando conhecimentos e princípios que fortaleçam a vossa personalidade, no desempenho e desenvolvimento de atividades que visem a valorização da humanidade. Assim, o conselho do pai ou da mãe, a orientação do mestre na escola, a voz terna e calejada do velho que resmunga representam valores que terão a sua influência benéfica no vosso comportamento. Se a voz dos pais reflete o amor único e desinteressado, a dos mestres é a voz da sabedoria, da arte e da ciência, e a dos velhos a voz da experiência, da Verdade e da Vida.

Não vos deixeis perder pelos atalhos dos prazeres mundanos. (Maldita a natural curiosidade que vos leva a experiências, inicialmente deliciosas, mas que acabam por se transformar em hábitos que, na maior parte das vezes, enraízam-se cancerosamente até atingirem a estatura informe das bestas insaciáveis que são os vícios!) E de que modo poderá o jovem dominado, gasto e desmantelado pelo vício, constituir-se naquela capacidade de trabalhar, pensar e lutar? Onde estarão as suas forças físicas, morais e espirituais? Onde a sua firmeza para determinar e realizar?

Preparai-vos jovens, alimentai sempre a vossa sede de saber, sustentai sentimentos puros de fraternidade, humildade e Amor, desenvolvei os vossos valores espirituais orientados para o bem, fortalecei a vossa capacidade moral, de respeito, de ordem e disciplina e tereis aquela disposição imbatível que vos permitirá destruir o monstro do crime, da fome e da guerra.

A HUMANIDADE CONTA CONVOSCO, JOVENS !

O autor é Presidente da Filial de Roterdã, Holanda e Interventor do Racionalismo Cristão na Europa

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo