gazeta2.jpg (8041 bytes)

Assim surgiu o Encontro de Estudos Dirigidos

Heloísa Correa Lima Santos

Num dos passeios que fizemos à cidade de Muriaé, em 1997, a Casa Racionalista de lá ficava num sítio chamado "Sítio Jacarezinho". O motivo de nossa visita foi partilhar com o dr. José Airton do Carmo a felicidade de inaugurar, no centro da cidade de Muriaé, uma casa magnífica e de fácil acesso aos racionalistas cristãos.

Quando o dr. Airton começou a nos mostrar as dependências, fomos apresentados a uma sala de aula. O sr. José Rodrigues da Silva, então presidente de nossa Casa, no Barro Preto, perguntou-me: "Você, Heloísa, que é professora, estuda a Doutrina e se expressa tão bem, não gostaria de uma sala como esta? (sou auxiliar de presidência e, nesta época, presidia todas as quartas-feiras e nossa filial ficava lotada). Rimos e brincamos, e disse ser aquele o meu maior sonho...

O sr. José Rodrigues, de volta a Belo Horizonte, fez as reformas na nossa filial e nos cedeu a sala Waldemar Rodrigues de Azevedo, que foi o primeiro Presidente físico da Casa, hoje Espírito do Astral Superior, brindando-nos, sempre, na fluidificação da água, nas terças e quintas-feiras, nas sessões de desdobramento.

Toda vida senti a dificuldade que as pessoas tinham e têm para entender as obras. Numa de nossas viagens, uma grande amiga perguntou-me se a ovelha Dolly era imagem e semelhança de Deus. Naquele momento ficou clara a necessidade de se efetivar a construção daquela sala de encontros, para dirimir as dúvidas das criaturas.

Conversei, então, com o sr. José Rodrigues e, mãos à obra, até que em 5 de julho de 1997 fizemos o primeiro "Encontro", que antes recebeu o nome de "Escolinha", já que a Grande Escola é o CENTRO REDENTOR.

A partir de então, iniciava-se a "Escolinha", que era nosso sonho, onde tirávamos as dúvidas dos assistentes, tanto quanto às obras, quanto ao que, às vezes, era dito à cabeceira da mesa ou pelo Astral Superior, e não era entendido. Foi maravilhoso poder explicar como, por exemplo: muitos não sabiam que "Concentrem-se todos bem!" significa: "Prestem bastante atenção!". Todos queriam aprender mais e mais...

Em 2001 o nome "Escolinha" foi substituído por "Encontro de Estudos Dirigidos". No início, até o nosso saudoso Presidente, o Capitão José Rodrigues, ali se fazia presente.

Nesses anos foram muitos os filmes de cunho espiritualista, assistidos e comentados, sempre separando o "joio do trigo", muitas obras foram lidas, capítulo por capitulo, dúvidas foram tiradas, até casais, em fase de separação, que, um ou outro buscando o anseio de acertar, freqüentavam nossos encontros e, hoje, estão juntos e felizes.

Formou-se um grande círculo de amizade sincera entre as pessoas, vivemos ali momentos grandiosos e muito felizes. Tivemos dores também, quando anunciamos que, por algum tempo, esse encontro iria ser suspenso devido à Coordenadora estar com insuficiência renal, ocasião em que quase todos os alunos, ou melhor, as pessoas que lá se encontravam, levantaram-se e se disseram voluntárias para fazer os exames e doar os seus rins para mim. Momento de comoção!...

Foram sete meses de luta, o transplante foi feito, meu marido Edvaldo, também militante, foi o doador. Sempre recebemos o conforto do grupo, que se manteve unido através de cartas, telefonemas e irradiações. Não há professores, nem alunos. Existe sim uma comunhão de seres leais aos Grandes Mestres Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antônio Cottas e também ao nosso Presidente Astral Delfim Moreira. Não há melindres, todos são fiéis depositários do legado da Plêiade do Astral Superior, que é este Movimento Redentor denominado Racionalismo Cristão. A freqüência aos Encontros fez com que muitos, cerca de treze pessoas, se decidissem pela militância na Doutrina.

Todos ficam surpresos ao tomar conhecimento, durante nossas palestras, do vertiginoso avanço da Doutrina pelo mundo, via internet, à imensa rede racionalista e da existência de uma lista de Discussão Racionalista, (a Raciona-lista), além da presença de casas racionalistas em países que nem sequer supunham existir, pois a grande maioria não tem acesso a um computador. Além disso, tomam conhecimento também da existência de Grandes Pesquisadores Racionalistas, pessoas estudiosas, cientistas a serviço da Causa de Luiz de Mattos. Um grande exemplo é a nossa dra. Glaci Ribeiro da Silva, cujos artigos e pesquisas sempre foram alvo de nossos estudos. Estudamos detidamente o que ela divulga. A platéia acompanha com atenção e em silêncio e, no final, faz perguntas, demonstrando interesse. É bastante gratificante levar a outrem conhecimentos novos sobre a Doutrina, pois ainda há aqueles, até mesmo antigos militantes, que consideram o Racionalismo Cristão uma filosofia estagnada...

A platéia jovem sente-se ainda mais próxima da Doutrina por sentir que, ao contrário do que pensavam, sua linguagem é mais atual do que nunca.

Agora, o Encontro de Estudos Dirigidos está tomando um curso maior. A partir de fevereiro/2004, ele será implantado na filial de Divinópolis-MG, onde a Psicóloga Valéria Gonçalves, através de seu pai, Jarbas Gonçalves, um grande batalhador da Doutrina, nos convidou para lá implantarmos esse Encontro. Encontro sério, que chama aos de boa vontade à pesquisa e ao estudo. "SÓ É RACIONALISTA CRISTÃO AQUELE QUE ESTUDA E PESQUISA", palavras do Presidente Astral Delfim Moreira, ditas na quarta-feira, 26.11.2003.

Todos ficaram sabendo, então, como surgiu esta grandiosa iniciativa. Começou em alicerces sólidos e muito simples.Como crianças que entram para o maternal, mas vão se desenvolvendo, vencendo etapas, brincando e aprendendo. O tempo passa e a vida lúdica dá lugar a um APRENDIZADO SÓLIDO, EFICAZ que TRANSCENDE para que seja PREPARADO O TERRENO daqueles que vão chegar...

Assimilar, estudar, pesquisar não é coisa simples, é complexa, de responsabilidade, que só aqueles que AMAM EM VERDADE ESTA DOUTRINA podem compreender... Este encontro vem chamar a atenção sobre o VALOR destes estudos. No Racionalismo Cristão é preciso que homens e mulheres compreendam que todos passaremos e que A DOUTRINA FICARÁ; que, se as hierarquias físicas devem ser respeitadas, mais ainda o devem ser as hierarquias cósmicas: que todos devemos SER por ela. Este estudo vem alertar para que só a verdade prevaleça, porque aquele que estuda, sente a mentira e a leviandade de longe. É encontro para se chamar ao trabalho. É TRABALHO SOFRIDO, mas trabalho dos autênticos discípulos de "Antônio Vieira", de Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antônio Cottas.

Na obra Racionalismo Cristão, 42a. edição, p. 19, se lê: "somente estarão em condições de alcançar o ideal da plena honradez os seres que são rigorosamente verdadeiros". Este encontro é também para se promover o estudo de obras antigas e as que virão, através deste estudo de amor fraterno e solidário. Este ideal é o ideal dos MUNDOS SUPERIORES que querem a Doutrina como ela é e sempre foi. Ela é de vanguarda e em nada precisa mudar.

As obras antigas, seria só revisar-lhes a ortografia, mantendo a escrita outrora requintada e teríamos obras como se fossem escritas hoje.

Estão convocados todos os que fazem parte dessa Grande corrente Espiritualista, para as "Galerias das oportunidades, o exemplo edificador e transformador de almas perdidas no nevoeiro das vãs experiências e dolorosas lágrimas.Todos nos despertaremos e libertaremos nossas almas do calvário particular, reticenciaremos as ações pretéritas, para alçar vôo às cósmicas moradas do Universo interior, onde o equilíbrio faculta a existência permanente ao seio da Paz".

Aos Dirigentes Astrais Superiores: estamos aqui, de prontidão, braços abertos para sermos os vossos Pólos de Atração!

Companheiros, amigos, sob a batuta do dr. Humberto Machado Rodrigues, rumamos ao nosso primeiro centenário.

A autora é Militante na Filial de Belo Horizonte, MG

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo