gazeta2.jpg (8041 bytes)

Educação para uma vida melhor

Aquiles Moisés dos Santos

O mundo ideal depende do caráter dos seres humanos e esse mundo ideal está a caminho, porque já existe muita gente lutando para isso, vivendo sua vida, sem deixar-se contaminar pela vida do vizinho.

O Universo é dinâmico e nada nele existe parado. No nosso plano tridimensional, tudo nasce, cresce, prospera e fenece. A transformação vem-se fazendo desde o início de tudo. Inserido no Universo está o homem,que é uma partícula em evolução da Força Criadora, Deus, no linguajar geral. Da mesma forma como essa Força Criadora anima o Universo, o homem tem o espírito que lhe anima o corpo, dando-lhe vida, calor e energia. A Força Criadora é eterna e o espírito do homem é imortal, não havendo cataclismo que o possa destruir. O homem tem o Livre-Arbítrio e esse é um vinho forte demais dado a criaturas ainda muito fracas. O ser humano, no seu eterno ir e vir, está sempre nascendo e encontra no seu caminho altos e baixos. Quando se vê nos baixos, grita, reclama e lamenta, esquecendo-se de que isso o enfraquece e a fraqueza traz a doença e essa rouba do homem sua alegria de viver, fazendo-o infeliz, porque ignora as Leis Universais e essas afirmam que, na hora da dor, é preciso movimentar a Força de Vontade, essa alavanca poderosa a serviço do ser humano, pois ele é uma partícula de Luz da Força Criadora e é capaz de tudo resolver pelos pensamentos elevados, quando aprende a arte de pensar.

Os reveses fazem parte da vida e eles servem para moldar nossa personalidade, essa expressão externa de nossa condição interna, avisando que algo deu errado e é preciso ficar vigilante.

O clamor dos seres humanos na Terra vem de longe e nos dias de hoje, mais ainda. Ninguém duvida que o mundo inteiro está em crise, seja pela falta de esclarecimento espiritual, seja pelo aumento da população, seja pela distribuição desordenada das riquezas, seja pela falta de responsabilidade de muitos dirigentes que se encontram mergulhados num mar de corrupção em todos os escalões.

Esse estado de coisas leva, infelizmente, muita gente a agir mal, imitando aquilo que vê e isso gera mais desequilíbrio ainda, tornando a vida um forte desafio.

O mundo ideal depende do caráter dos seres humanos e esse mundo ideal está a caminho, porque já existe muita gente lutando para isso, vivendo sua vida, sem deixar-se contaminar pela vida do vizinho.

Quem já aprendeu a arte de pensar vai viver uma vida feliz, pois a felicidade depende muito mais da vida interna que cada um souber criar.

A felicidade existe e todos os seres humanos merecem ser felizes e felicidade não significa ausência de sofrimentos derivados da luta contra nossas imperfeições, mas coragem e dignidade para ir derrubando as montanhas à nossa frente criadas por nós mesmos em sua quase totalidade.

A felicidade está no pensar bem, não nos deixando amofinar por não termos um padrão de vida igual ao do nosso vizinho, pois cada um deve viver a sua vida, a sua realidade, buscando sua melhora a cada dia que passa.

A felicidade já existe na Terra para quem enxerga o mundo pela luz do esclarecimento espiritual e precisamos fortalecer a nossa vontade para o bem, buscando na educação espiritual o caminho a seguir, porque o grande filósofo Sócrates já dizia que a educação somente é boa, quando torna a alma melhor.

Aquiles Moisés dos Santos
Belo Horizonte, 20 de setembro de 2002

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo