gazeta2.jpg (8041 bytes)

Crescer é uma arte

"Dentro de cada um de nós está a semente que deve nascer e crescer com o tratamento que a ela dermos. ... tudo o que acontece com a gente não acontece por acaso, pois, somos os únicos responsáveis por nossa vida, querendo ou não, conscientes disso ou não."

Crescer com sabedoria, de uma maneira inteligente, consciente e racional é uma arte. Tudo que é belo morre no homem, mas não na arte, como afirmou Leonardo da Vinci complementando que a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. Todos sonhamos com dias melhores, com paz mundial, mas, também estamos constantemente impedindo nosso caminhar para a frente.

Dentro de cada um de nós está a semente que deve nascer e crescer com o tratamento que a ela dermos. A felicidade nossa não está em A nem em B, nem aqui nem ali, mas bem dentro de cada um de nós. É uma realidade quase palpável, e tudo o que acontece com a gente não acontece por acaso, pois, somos os únicos responsáveis por nossa vida, querendo ou não, conscientes disso ou não.

É preciso pensar, pensar com elevação, porque no pensamento está a chave que abre os caminhos de cada um. O pensamento é como que uma antena flutuante irradiando ondas vibratórias que atraem alegria ou tristeza, saúde ou doença, paz ou guerra, dependendo da nossa força de vontade, porque o espírito imprime ao pensamento a própria força de que é dotado.

Todo cuidado é pouco com o pensamento, pois, ele é como que um fio invisível por onde tudo vem e vai.

O povo, em sua maioria, ainda não aprendeu a arte de pensar, porque vive confiando muito nos intermediários que sempre encarecem o produto e ainda o deterioram. É por isso que muita gente, muita gente mesmo, corre de um lado para outro, sempre ansiosa, à busca de algo que a complete, muito sequiosa, mesmo que cercada de água por todos os lados, nunca confiando em si mesma, mas esperando que do alto venha algo, numa esperança vã, porque é uma esperança que não se baseia no conhecimento verdadeiro, na arte de pensar e raciocinar com acerto.

Aquiles Moisés dos Santos
Belo Horizonte, 7 de dezembro de 2001

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo