gazeta2.jpg (8041 bytes)

A Verdade é tudo

É muito importante saber dizer a Verdade, porque a que humilha, a que infelicita, a que oprime não é a Verdade. É imposição e isso é como aplicar um cáustico sobre uma ferida.

Enche-se de Luz o ser que sabe sentir a verdade difundida por toda a Natureza. A Verdade é um sol luminoso que penetra todos os corpos, deixando-os transparentes. Para bem conduzir a Humanidade, os dirigentes devem dizer-lhe a Verdade, evitando a dúvida que tanto machuca.

É muito importante saber dizer a Verdade, porque a que humilha, a que infelicita, a que oprime não é a Verdade. É imposição e isso é como aplicar um cáustico sobre uma ferida. Abala o ser, aumenta-lhe o sofrimento e lhe perturba a existência. Também a Verdade pode isso provocar, se não for dita com sabedoria, mostrando, apontando, sem humilhar.

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" já orientava o Mestre Jesus Cristo e isso é Verdade, porque é absoluto. É eterno. Nunca sofreu mudanças.

A Verdade também é aquilo que jamais muda. Ela é comum, natural e imutável e envolve tudo, embora embrutecida aqui, acobertada ali, embaciada acolá, mas brilha sempre. É por isso que os que conduzem devem dizer a Verdade aos conduzidos, porque esses a sentirão, pois ela está em potencial em cada ser humano, em cada animal, em cada vegetal, em cada átomo.

A Verdade não é falante, já que diz muito em poucas palavras. É preciso dizer a Verdade para acordar os que ainda dormem na ignorância da vida espiritual, a vida eterna.

O dever cumprido é Verdade que traz felicidade, esse tranqüilo repouso da consciência. Sem conhecer a Verdade o caminhar do ser humano torna-se tortuoso e sua marcha pela vida fica cada vez mais dolorida, porque os débitos vão-se avolumando.

É preciso que os seres humanos aprendam a arte de descobrir a Verdade pelos seus pensamentos, pelo raciocínio para ter um viver mais sereno, para ter uma vida sadia, evitando que escritores incautos chamem o homem de um animal triste.

O ser humano é a imagem e semelhança do Criador e é, por origem, feliz, alegre e comunicativo. Se o contrário acontece, é preciso buscar a origem do ser humano na Força Criadora que enche todo o universo e cabe, se preciso for, até no olhar de uma criança.


Aquiles Moisés dos Santos
Belo Horizonte, 10 de abril de 2001

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo