gazeta2.jpg (8041 bytes)

Viver é uma arte bonita

É o pensamento bem alteado que arranca o ser humano das trevas e o joga na Luz.... é no pensamento bem dirigido que está o segredo de todo êxito e o êxito cria um mundo melhor para todos os habitantes da Terra.

A vida é o passar contínuo de um ideal para outro, em que somos lutadores, havendo vencedores e vencidos. O ser humano é a medida de todas as coisas e, quando não tem conhecimento seguro de si mesmo, começa a medir tudo com erros que acarretam longos sofrimentos pela vida. É o encontrar-se o ser humano consigo mesmo que o faz ficar mais cauteloso, mais mestre de si mesmo, valorizando a vida como ela deve ser valorizada. Uma vez esclarecido, descobre que a felicidade está bem dentro de si e não nos países distantes, não está nas outras pessoas, mas dentro de si. É só aprender a utilizar o raciocínio, esse caminho que conduz à verdade, bastando associar ao raciocínio a arte de pensar e o ser humano passa a canalizar alegria, saúde, paz, em vez de tristeza, doença e guerra. É no pensamento bem dirigido que está o remédio seguro para todos os males.

Pelo pensamento, aprende-se a gostar de todos, mas não se misturar com as pessoas indolentes, maldizentes, porque pensar é atrair. Mantendo o pensamento ligado a coisas e seres negativos, o ser humano caminhará na certa para a tristeza, para a inquietação. É o pensamento bem alteado que arranca o ser humano das trevas e o joga na Luz, Luz que espanta as trevas. A escuridão é ignorância espiritual e essa é a maior inimiga da paz social, armando o braço do ser humano para o crime.

O maior inimigo do homem é o próprio homem, mas seu maior amigo também é ele. É cada um aprender a ser seu maior amigo e a solidão deixará de existir e o ser humano sentir-se-á sempre bem em sua própria companhia, ainda que sozinho. Os pensamentos aparecem e o ser humano deve estar preparado para recebê-los ou repeli-los, porque é o pensamento que liga o homem ao Bem ou ao Mal.

Com bons pensamentos, na certa o clima em nossa volta é suave e a vida tem outro sabor, porque é no pensamento bem dirigido que está o segredo de todo êxito e o êxito cria um mundo melhor para todos os habitantes da Terra.

Aquiles Moisés dos Santos
Belo Horizonte, 31 de outubro de 2000

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo