gazeta2.jpg (8041 bytes)

A saga de Antônio Vieira

Luiz Hamilton Menossi

O Brasil celebrou, dia 6 de fevereiro de 2008, os 400 anos do nascimento do Padre Antônio Vieira, ícone da literatura mundial e, no Racionalismo Cristão, considerado Mestre e Patrono Espiritual da Doutrina.

A Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, é um grandioso monumento que comprova a sobrevivência da genuína doutrina anunciada por Jesus, resgatada por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, e consolidada por Antonio Cottas – realização do sonho secular do espírito do Padre Antônio Vieira: restabelecer a Verdade cristã na Terra. Só a partir do século passado a humanidade pôde redescobrir essa Verdade e iniciar o aprendizado dos princípios que a doutrina contém.

O espírito do Padre Antônio Vieira é a figura central, Mestre e Patrono Espiritual do Racionalismo Cristão. A meta de Vieira no plano espiritual, para com a Terra e a humanidade, decididamente foi a criação de uma doutrina e de um local que promovesse a educação do espírito numa atmosfera de consciência e serenidade cristãs, afastada das vicissitudes geradas pelos enganos, ilusões e paixões humanas. O que ele finalmente conseguiu a partir de 1910 anunciando ao mundo através de Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antonio Cottas, o Racionalismo Cristão, e restaurando os autênticos ensinamentos espiritualistas contidos na obra do nazareno, objetivos que perseguiu por cerca de 200 anos, da Terra ao Plano Astral Superior.

O empreendimento reflete a existência de boa vontade por parte dos homens e mulheres racionalistas cristãos ao longo da história da Doutrina, que continuam a saga de Vieira. Determinação aliada a um altíssimo nível de consciência e prática. Parabéns para a coordenação de todo esse gigantesco esforço, necessário à realização do programa de trabalho de esclarecimento espiritual da humanidade – coordenadores: presidentes físicos e astrais do Racionalismo Cristão. Na Terra, liderados por Humberto Machado Rodrigues, no Espaço, por Antonio Cottas. A realização do "sonho do Padre Antônio Vieira" foi, e é – está sendo – na verdade, projeto e trabalho de diversas pessoas – criaturas humanas e espíritos superiores –, desde 1910 até hoje, 2008 anos depois de Jesus, o Cristo.

Fevereiro de 2008

 

Página Principal da Gazeta  | Página anterior

Gazeta do Racionalismo Cristão - Uma filosofia para o nosso tempo